REINAUGURAÇÃO

Setor de saúde mental do Pan da Codajás é reinaugurado

Consultas com psiquiatras acontecem após encaminhamento médico, já as consultas com psicólogos acontecem no local sem agendamento prévio; Conheça outros serviços

Lucas Vasconcelos
27/01/2022 às 18:53.
Atualizado em 08/03/2022 às 15:58

(Foto: Arlesson Sicsú)

A Policlínica Codajás, unidade de saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), reinaugurou na manhã desta quinta-feira (27), o setor Saúde Mental, que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta é uma das nove reformas que a SES pretende realizar na policlínica até o final de 2022. A policlínica fica localizada na Av. Codajás, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus.

Com especialistas nas áreas de psicologia, psiquiatria, otorrino, o local conta ainda com um clínico geral, para renovação de receitas, enfermeiros e servidores que atuam no atendimento diário de pacientes de todo estado do Amazonas.

Segundo dados do setor de estatística da Policlínica Codajás, em 2021, o setor atendeu 15.281 pacientes. Uma média mensal de 1.273 atendimentos via marcação Sistema de Regulação (Sisreg) e atendimentos no acolhimento diário das psicólogas.

De acordo com o diretor da Policlínica Codajás, Rainer Figueiredo, um ambiente reformado é de grande importância para a população que necessita atendimento psicológico e psiquiátrico.

"Nós atendemos cerca de mil pacientes por mês nas diversas especialidades que nós temos aqui na saúde mental. É maravilhoso pra esses pacientes e para os profissionais, porque nós damos condições de trabalhos para eles que consigam dar e entregar essa saúde pública com mais eficácia", ressalta o diretor da policlínica.

Ambiente reformado

Sem reforma há anos, o local recebeu mudanças de janelas, pintura nova nas 14 salas, corredores e nos banheiros, revitalização de piso e teto, portas novas, troca de louças nos banheiros, luminárias, mesas e cadeiras novas, para melhor atender a população e proporcionar aos servidores, um ambiente humanizado e com conforto.

A reinauguração também comemora a finalização do mês de campanha "Janeiro Branco", que conscientiza as pessoas sobre a importância do cuidado com à saúde mental e emocional e a marca de 15 mil atendimentos em 2021.

Saúde mental na pandemia

Segundo a psicóloga da policlínica, Fabiana Vasques, a saúde mental não pode ser deixada de lado, principalmente neste período pandêmico.

"Estamos no mês da alusão à saúde mental e assim, ainda é uma área que tem muito preconceito. E a gente viu nessa pandemia muitos aumentos de casos de depressão, de ansiedade. É importantíssimo as pessoas buscarem ajuda pra melhorar a qualidade de vida, a gente sabe que tem muitas pessoas que tão tendo até pensamentos suicidas, né? Por conta da pandemia. Então é importante que você busque ajuda profissional nesse momento", ressaltou a psicóloga.

Atendimento

Com atendimento de segunda à sexta das 7h às 17h, o setor de saúde mental fica localizado nas dependências da Policlínica Codajás, na Av. Codajás, no bairro Cachoeirinha.

Consultas com o especialista em psiquiatria e demais especialistas, são agendados via Sisreg, após encaminhamento médico via Unidade Básica de Saúde (UBS’s).

Já os atendimentos com as psicólogas acontecem sem agendamento prévio. Usuários interessados precisam dirigir-se a unidade com o cartão do SUS e identidade, para fazer parte do atendimento em acolhimento.

"Para o ano de 2022, nossa expectativa é junto com a Secretaria de Saúde buscar ampliar esses atendimentos buscando novos profissionais da saúde", acrescenta o diretor da policlínica.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por