Domingo, 22 de Setembro de 2019
MOBILIDADE URBANA

Sexta edição do Fórum de Bicicletas Manaus coloca em debate o uso das ‘bikes’ na cidade

Promovido pelo Movimento Pedala Manaus, o fórum deste ano terá a participação de jornalistas de outros estados



bike.JPG Promovido pelo Pedala Manaus, a 6ª edição do Fórum de Bicicletas Manaus, que ocorre nos dias 22 e 25 de agosto (Foto: Antônio Lima / Arquivo AC)
22/07/2017 às 00:00

Comunicação será o tema principal da 6ª edição do Fórum de Bicicletas Manaus, que ocorre nos dias 22 e 25 de agosto na capital. Esta é mais uma edição de um evento que leva os temas relacionados à bicicleta em Manaus para uma discussão mais ampla com a sociedade. 

Promovido pelo Movimento Pedala Manaus, o fórum deste ano terá a participação de jornalistas de outros estados onde há uma política mais desenvolvida para mobilidade urbana como também a presença do atual prefeito de Bogotá (Colômbia), Enrique Peñalosa, responsável pela implementação de 300 quilômetros de ciclovias pela cidade colombiana. 

A intenção  é debater sobre o papel da imprensa, da sociedade e do poder público no uso da bicicleta como meio de transporte, sustentável, econômico e não poluente. De acordo com um dos coordenadores do movimento, Paulo Aguiar, a escolha pela comunicação como base do tema veio pelo fato de a mensagem da bicicleta não ser passada de forma adequada.

“Tanto o poder público como a sociedade-  e até mesmo a iniciativa privada, parece que até agora não entenderam qual é o papel da bicicleta. Isso a gente só consegue fazer por meio da comunicação, onde há uma influência direto no comportamento da sociedade. Então, quanto mais claro for este papel, mas o cidadão terá esse conhecimento desta importância e quanto mais conhecimento tiver, terá o poder para interferir nas mudanças da cidade”, diz Aguiar.

De acordo com Aguiar, outro ponto que destinou o movimento adotar a comunicação como tema, foi para mostrar para imprensa os meios no qual a bicicleta precisa ser encarada não só em Manaus, mas também nas demais cidades do País. “A imprensa, assim como a sociedade em geral,  ainda encara a bicicleta como uma ferramenta de lazer e de esporte, e por conta disso, falta ficar mais claro que a bicicleta é um meio de transporte e que ela tem um papel fundamental na questão da mobilidade urbana”, completou.

Para o presidente do Sindicato dos Jornalista Profissionais do Amazonas, Wilson Reis, a ideia de abordar a comunicação é totalmente válida. Conforme Reis, o movimento precisa sim abraçar forças com outras organizações que podem atuar em frente na luta da bicicleta, além de cobrar, como também realizar uma pressão positiva ao governo para que adote medidas de políticas públicas para a mobilidade urbana e a bicicleta.

“Sabemos quanto é importante o papel da comunicação para a conscientização desse espaço para a bicicleta junto à população que em geral ainda nega a vivência e o uso da bicicleta. Sabemos que quando falamos de mobilidade urbana, a  bicicleta é uma das principais alternativas como transporte, mas que pouco se tem espaço em Manaus. Por conta disso, é preciso que o movimento busque forças em demais organizações para juntos cobrar do poder público o espaço que é garantido por lei para este veículo tão importante para mobilidade de uma cidade”, completou Reis.

Programação

Entre as atividades da programação, o evento promoverá debates, painéis, oficinas, mesas redondas e intervenções urbanas, com participação do Poder Público Municipal, profissionais da comunicação, representantes de  Organizações Não Governamentais (ONGs) que trabalham a mobilidade ativa, e um convidado internacional.

Palestra internacional

A abertura do Fórum ocorre no dia 22 de agosto no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e neste dia contará com a palestra do atual prefeito de Bogotá (Colômbia), Enrique Peñalosa, responsável pela implementação de 300 quilômetros de ciclovias pela cidade.Ele vai compartilhar a experiência realizada naquele País e o projeto que foi implementado lá.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.