Quarta-feira, 24 de Julho de 2019
abandono

Largo do Mestre Chico é tomado por mato, lixo e moradores de rua

Ao contrário do famoso Largo São Sebastião, um dos símbolos da capital amazonense, o Largo do Mestre Chico é hoje o retrato do abandono e do descaso com o patrimônio público



Largo_Mestre_Chico.JPG Moradores das proximidades denunciam o abandono do parque (Foto: Márcio Silva)
20/05/2016 às 07:10

Basta um passeio rápido pelo Largo do Mestre Chico, localizado ao lado da ponte Benjamin Constant, no Centro de Manaus, para perceber que a área está totalmente abandonada. Moradores das proximidades denunciam o abandono do parque.

Em toda a extensão do complexo é possível verificar que o mato cresceu, quiosques estão abandonados e estruturas como quadra de esportes e playgrounds estão danificadas. Em meio ao descaso, visitantes  e frequentadores esbarram no lixo acumulado pelos cantos e ainda precisam conviver com o mau cheiro que exala no local.

“Essa praça já virou banheiro público, o odor é insuportável. Está completamente abandonada”, reclamou o técnico predial Elizeu Freitas, 44, que é vizinho do parque.

Moradores de rua fazem do local um “abrigo”. Muitos se aglomeram entre os quiosques abandonados, onde passam  dias e noites. Além disso, usuários de drogas amedrontam quem passa pelo local, reclamam os moradores.

“Até as 17h é um pouco seguro porque estamos à luz do dia, mas passou disso, se o ‘cara’ passa por aqui pode ter certeza de que vai ser roubado. Os usuários de drogas tomaram conta e a polícia nem passa  por aqui. Passo todos os dias aqui e me sinto ameaçado por eles”, afirmou o estudante Maycon dos Santos, 17.

Falta área de Lazer

Além da falta de limpeza e manutenção do Largo do Mestre Chico, os moradores do entorno solicitam também investimentos em segurança e a volta da área de lazer que antes que antes era uma das opções daquela área.

“Antigamente nós tínhamos liberdade para poder passear pelo Largo. Queríamos poder voltar a frequentar o local em segurança. Era o lazer que nós tínhamos e hoje não temos mais nada. Hoje não tenho coragem de pegar o meu filho e levar pra brincar lá porque nem o playground para as crianças existe mais. As quadras estão abandonadas. E cadê o poder público?”, questionou o aposentado Bergson Pantoja, 47.

Vazamento e desperdício de água dura 24 horas por dia

Não bastassem os problemas estruturais, moradores das proximidades denunciam ainda que, em alguns pontos do parque, está ocorrendo um desperdício de água que se estende há dias. “A água fica jorrando 24h, e os ‘noiados’ tomam banho até nus aí nessa parte. Enquanto isso, nas nossas casas, muitas vezes sofremos com a falta d’água”, reclama a dona de casa Fátima  da Silva, 42.


Sobre o desperdício de água, a Manaus Ambiental informou, em nota, que enviará uma equipe ao local para realizar uma vistoria. A concessionária frisa ainda a importância dos clientes registrarem suas reclamações pelos canais de atendimento, assim o pedido será incluso na programação de serviços da empresa, para execução com prioridade.


Os canais de comunicação com o cliente estão à disposição para dúvidas e informações pelos telefones 0800 092 0195 para Manaus e demais localidades 3627-8360, ou pelo email faleconosco@manausambiental.com.br.

Prefeitura promete revitalizar

A competência pela administração do Largo do mestre Chico é da Prefeitura de Manaus, informou ontem a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).  A secretaria informou que mapeou e identificou a necessidade dos serviços de melhoria e manutenção na infraestrutura. Segundo a secretaria, o local irá passar por pequenas reformas, mas o órgão não divulgou datas ou prazos.

Em relação à limpeza e manutenção da área, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) informou que encaminhou a solicitação à secretaria responsável pela limpeza pública do município, a   Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que deve enviar um fiscal para verificar a situação do igarapé e programar uma equipe para realizar a limpeza. A capinação também será programada para os próximos dias.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.