Publicidade
Manaus
COPA DO MUNDO

Shoppings terão horário especial e UBSs não funcionam em Manaus nesta quarta (27)

Motivo é a partida do Brasil contra a Sérvia na Copa da Rússia. Já as unidades de saúde de urgência e emergência do Estado funcionam normalmente 27/06/2018 às 06:00 - Atualizado em 27/06/2018 às 12:02
Show torcida
Foto: Junio Matos
Álik Menezes Manaus (AM)

Os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol alteram o horário de serviços na capital amazonense. Bancos e shoppings vão funcionar em horário diferenciado e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não terão atendimento nesta quarta-feira (26), quando o Brasil enfrenta a Sérvia, por uma vaga nas oitavas de final.

As agências bancárias funcionarão das 8h às 12h. Já os shoppings terão horário diferenciado. A praça de alimentação do Amazonas Shopping, na Zona Centro-Sul, funcionará das 10h às 13h30 e das 16h30 às 23h, enquanto que as lojas abrirão no horário normal, mas fecharão junto com a praça de alimentação na hora do jogo. Após reabrir, funcionam até as 22h. 

O Millennium Shopping, também na Zona Centro-Sul, funcionará com horário especial, mas os clientes poderão assistir ao jogo da seleção contra a Sérvia na praça de alimentação ou nas salas de cinema da rede Cinépolis. As lojas funcionarão das 9h às 13h30 e abrirão novamente às 16h30.

O Manauara Shopping também fechará 30 minutos antes da partida e reabrirá 30 minutos depois. No entanto, alguns restaurantes ficarão abertos, mas os clientes precisam chegar 30 minutos antes do início do jogo.

O Shopping Ponta Negra, na Zona Oeste, fechará 30 minutos antes do início do jogo e reabrirá 30 minutos depois.

Rede municipal de saúde

Já as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outros órgãos da Prefeitura de Manaus não funcionarão em virtude de ponto facultativo, que foi decretado pelo prefeito de Manaus, Arthur Neto. O decreto foi publicado na edição do dia 12 de junho do Diário Oficial do Município (DOM). 

Segundo a Prefeitura de Manaus, o atendimento na Maternidade Moura Tapajóz, localizada na avenida Brasil, no bairro Compensa 1, na Zona Oeste, não sofrerá alteração. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também irá manter o plantão 24h, atendendo as chamadas telefônicas de urgência pelo número 192.

Rede estadual de saúde

As unidades de urgência e emergência da rede estadual funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante o ponto facultativo, decretado pelo Governo do Estado, para depois do meio-dia desta quarta (27). A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) informa que, durante todo o dia, 25 unidades estarão abertas para atender a população.

Estarão funcionando, em regime de plantão, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales, os sete prontos-socorros e as sete maternidades, além do serviço de emergência do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro. Os SPAs possuem infraestrutura para o atendimento de urgências e emergências de baixa complexidade, como mal estar súbito, pequenos ferimentos e cefaleia (dor de cabeça). Os casos mais graves devem ser atendidos nos prontos-socorros. As maternidades oferecem o atendimento às mulheres gestantes.

Nas unidades ambulatoriais, que atendem com consulta agendada, como é o caso dos Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimi), dos Centros de Atenção Integral à Criança (Caic), das Policlínicas e das Fundações, o atendimento será das 7h às 12h. A Susam informa que os procedimentos deste dia foram agendados somente para o horário da manhã e que os serviços retornam ao horário normal na quinta-feira (28/06), a partir das 7h. 

Publicidade
Publicidade