Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2020
ESPERANÇA

Símbolo da luta contra o câncer, ‘Sino da Cura’ é inaugurado na Fundação Hemoam

Pelo menos seis pessoas bateram o sino e estão curadas da leucemia, câncer que ocorre na formação das células sanguíneas



hemoam_B90733B4-B2E0-4B93-BB74-50A109D5A69A.JPG Foto: Jair Araújo
19/08/2019 às 11:48

Um ato que pode parecer simples significa muito para quem passa anos em tratamento contra o câncer. O 'Sino da Cura' que simboliza o fim do tratamento quimioterápico aos pacientes diagnosticados com leucemia foi inaugurado, nesta segunda-feira (19), na sede da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), no bairro Chapada, Zona  Centro-Sul de Manaus.

Segundo a gerente médica do Hemoam e hematologista pediatra, Suênia Araújo, o símbolo também significa a esperança para quem continua com o tratamento.



“O símbolo não é de agora, é de anos e sempre foi uma vontade minha colocar aqui porque a leucemia sempre é vista como uma fantasia de morte, mas com o sino, a gente fala que existe esperança sim. Então, ao término da quimioterapia, o paciente bate o sino", explica ela. "Parece uma coisa banal, mas não é. O paciente já fica com aquele pensamento que irá bater aquele sino um dia", acrescentou.

Na inauguração, pelo menos seis pessoas bateram o sino e estão curadas da leucemia como foi o caso de Manuela da Silva Ferreira de 8 anos, que estava em tratamento há dois anos e cinco meses. A irmã mais velha dela, Maria de Lurdes Perereira, 20, teve que abdicar de suas atividades para cuidar dela.

"Foi difícil de aceitar porque realmente a família nunca havia passado por isso. Eu tive muita dificuldade de estudar e trabalhar porque a minha mãe tem deficiência auditiva e o pai dela trabalha. Então, eu tive que parar para focar somente nela, mas não me arrependo de nada", conta.

O “Sino da Cura” é um símbolo existente em vários hospitais do câncer espalhados pelo país. No Amazonas, ato também foi implantado na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.