Quinta-feira, 27 de Junho de 2019
Manaus

Simulado para a Copa vai interditar trânsito em avenida de Manaus

O simulado vai testar a capacidade das forças de segurança do Estado diante de uma ocorrência que envolve incidente com produtos químicos, incêndio e explosão, além de mortos e feridos resultantes de tumulto em ônibus coletivo com turistas estrangeiros.



1.jpg Torquato Tapajós será interditada para a realização do 3º Exercício Simulado para a Copa do Mundo 2014 em Manaus
17/09/2013 às 12:18

No período de 14 às 16h desta quarta-feira (18), o tráfego de veículos na Avenida Torquato Tapajós em direção ao Centro da cidade será interditado pelo Manaustrans no trecho compreendido entre a rua Desembargador Paulo Jacob (logo após o motel Playboy) e a alameda Santos Dumont (na saída do conjunto Santos Dumont, ao lado da passarela de pedestres). A interdição é para a realização do 3º Exercício Simulado para a Copa do Mundo 2014 em Manaus.

O simulado vai testar a capacidade das forças de segurança do Estado diante de uma ocorrência que envolve incidente com produtos químicos, incêndio e explosão, além de mortos e feridos resultantes de tumulto em ônibus coletivo com turistas estrangeiros.

 O Manaustrans orienta que os condutores evitem trafegar nesse trecho da Torquato Tapajós em direção ao Centro da capital no período das 14 às 16h.

Um desvio alternativo será sinalizado para quem vem do aeroporto Eduardo Gomes para a região central de Manaus, entrando à direita na rua Desembargador Paulo Jacob, contornando a bola do Hiléia e pegando a alameda Santos Dumont, a principal do conjunto Santos Dumont, para voltar à Torquato Tapajós ao lado da sede da Secretaria de Segurança Pública. A via estará totalmente liberada a partir das 16h, afirma o Manaustrans.

O treinamento, a cargo da Comissão de Segurança Integrada para Grandes Eventos (CSIGE), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), envolverá unidades da Polícia Militar e Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Centro Integrado de Operações (Ciops) e órgãos da Prefeitura de Manaus (Manaustrans, SMTU e SAMU).

Passo a passo do treinamento
A ocorrência simulada começa pontualmente às 14h desta quarta-feira, com uma colisão entre ônibus e caminhão em posto de combustível da avenida Torquato Tapajós, no bairro de Flores, zona Oeste de Manaus. O coletivo está lotado de torcedores estrangeiros e se dirige para a Arena da Amazônia, onde às 16h haverá uma partida entre Inglaterra e Argentina pela Copa do Mundo de futebol.

O estádio está a aproximadamente três quilômetros da posição em que acontece o choque entre o ônibus e o caminhão, que foi causado por uma briga generalizada entre os torcedores estrangeiros dentro do coletivo, fazendo com que o condutor perca a direção do veículo e colida com o caminhão carregado de produtos químicos perigosos que está parado no posto de combustível.

O Ciops é então comunicado do ocorrido pelo Disque 193, e a partir daí começa o treinamento prático, com o Corpo de Bombeiros assumindo o controle da ocorrência e acionando os demais órgãos envolvidos com os fatos, como o Samu, para resgate dos feridos, a Polícia Civil para a perícia e remoção de mortos, a Polícia Militar para o controle do distúrbio provocado pelos torcedores, e as unidades de controle do trânsito. Helicóptero estará a postos para possíveis remoções.

De acordo com o coordenador da CSIGE, coronel PM Dan Câmara, a principal meta do exercício é avaliar a capacidade de mobilização dos órgãos de segurança e de liderança do Corpo de Bombeiros em uma situação típica de sua atividade-fim.







Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.