Sindicato dos Médicos anuncia greve por tempo indeterminado em Manaus
Dia do Médico será marcado pelo início de uma greve na capital amazonense. Segundo o Presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), Mário Viana, a greve começa nesta sexta-feira (18)

O Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) divulgou à imprensa o início da greve segmentada, no âmbito municipal. A classe participa de uma reunião no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, na manhã desta sexta-feira (18). Durante a tarde o Comando de Greve fará visita as unidades de saúde para conversar com a população e explicar os motivos da greve segmentada.
De acordo com o Presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), Mário Viana, a greve dos médicos começa nesta sexta-feira (18) e segue por tempo indeterminado.
Ainda segundo Mario, todas as tentativas de negociação com os gestores do município foram ignoradas. "Deste a última greve em 2012 estamos tentando, através do diálogo, obter respostas pontuais das pautas de reivindicações e até agora nada foi resolvido", disse.
O Simeam solicitou desde o dia 19 de julho, durante a greve nacional dos médicos, a realização de reuniões segmentadas com os gestores da Semsa e representantes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e maternidade Dr. Moura Tapajós. A proposta não avançou positivamente.
Reivindicações
Entre as principais reivindicações da categoria estão melhoria das condições de trabalho, a regularização dos médicos concursados que trabalham 40 horas para cumprimento de 20 horas, de acordo com o edital do concurso, revisão do Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS), indicação de representantes do município para integrar a comissão de estudo do piso nacional, melhores condições de trabalho e segurança nas unidades de saúde.