Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019
MEDIDA

Sindicatos do AM discutem possibilidade de greve neste sábado (3)

Assembleia contará com representantes das principais categorias, como dos professores e médicos. Governo do AM se posicionará em breve sobre o caso



sindicatos_DD09DE94-4307-4458-BEB8-A60A6E49433B.JPG Representantes dos sindicatos em coletiva de imprensa nesta sexta-feira. Foto: Wal Lima
02/08/2019 às 12:40

Uma assembleia unificada com todos os representantes sindicais de servidores do Estado será realizada neste sábado (3), às 9h, para discutir a possibilidade de greve geral em todas as atividades do Estado. A ação será realizada na sede do Sindicato dos Funcionários Públicos da Polícia Civil do Amazonas (Sinpol-AM), no bairro Petrópolis, na Zona Sul de Manaus. Governo do Estado Amazonas em breve enviará uma nota, por meio  da Secretaria de Comunicação Social (Secom), comentando o caso.

Em coletiva nesta sexta-feira (2), os titulares dos sindicatos informaram que a medida foi definida como forma de protesto contra a Lei Complementar 198/2019, que dispõe de uma contenção de gastos do Governo do Estado, em decorrência às deficiências orçamentárias que chegam a R$ 1,6 bilhão, conforme dados da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). As lideranças querem que a Lei seja revogada.

Estavam presentes na coletiva, além do Sinpol-AM, a Central Sindical e Popular (CSP) e os sindicatos dos Trabalhadores Públicos do Estado do Amazonas (SindSaúde), dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom Sindical), dos Profissionais Enfermeiros (Asprom Sindical), dos Médicos do Amazonas (Simeam), entre outros.

No último dia 24, em encontro com os sindicalistas, o governador Wilson Lima afirmou que a Lei Complementar 198, de 15 de julho deste ano, condiciona as revisões salariais à adequação dos gastos com pessoal à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e que a medida, embora impopular, foi necessária para evitar o colapso das contas do Estado, o que provocaria atraso nos salários de servidores e redução de serviços públicos em prejuízo a toda a população do Estado.

News portal1 ebdb60b0 2379 4a72 b3a4 78bbee97fcf7
Repórter do Caderno A do Jornal A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.