Domingo, 19 de Maio de 2019
TRANSPORTE

Sinetram recua e permite pagamento em dinheiro para cinco linhas de ônibus

Mudança havia sido anunciada na última semana pelo Sindicato das Empresas para evitar assaltos, porém provocou reação negativa de entidades e comissões de defesa do consumidor



onibus.jpeg
Foto: Arquivo/AC
08/04/2018 às 16:25

Depois de um recuo nas pretensões iniciais, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) anunciou que a partir desta segunda-feira (9), os usuários do transporte coletivo que não possuem o cartão cidadão poderão pagar a tarifa em dinheiro nas linhas 037, 050, 056, 081 e 084.

A ideia inicial, exclusivamente para usuários dessas linhas era pagamento da tarifa somente com cartões Passa Fácil. A justificativa para a retirada do pagamento da tarifa em dinheiro era a incidência de assaltos nas linhas, o que, segundo o Sinetram, proporcionaria um ônibus mais seguro.

O comunicado provocou reação negativa da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM), da Defensoria Publica do Estado (DPE) e da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus. A partir daí, o Sinetram voltou atrás e permitiu que a passagem também seja paga em dinheiro. Entretanto, nos terminais das linhas citadas o usuário poderá a partir de amanhã, portando RG e CPF, adquirir seu cartão contendo créditos, que poderão ser cancelados caso o passageiro perca o cartão.

A proposta anterior causou revolta no defensor público da (DPE), Carlos Alberto Souza de Almeida Filho. “Até porque assaltos ocorrem muito mais envolvendo passageiros do que cobrador. O que nos parece é uma conjectura para saber se não há necessidade do cobrador, o que seria um desrespeito com esses profissionais”, desabafou o defensor.

“Houve um mal entendido. O queremos é fazer uma experiência, para dar maior proteção aos usuários e cobradores. Mas, já nos acertamos e quem não puder usar o cartão pode usar o dinheiro”, disse o diretor jurídico do Sinteam, Fernando Borges.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.