Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019
Cotidiano, Saúde, Dengue, doenças respiratórias, Vírus, Fundação de Medicina Tropical do Amazonas

Sintomas semelhantes podem confundir diagnósticos de dengue e virose

Devido à similaridade dos sintomas, a observação ainda acaba sendo a única forma para identificar uma ds duas doenças



1.jpg "Dengue não acomete o sistema respiratório", observa o médico infectologista Antônio Magela
28/02/2013 às 12:19

Febre, dor no corpo, dor de cabeça, mal estar os sintomas às vezes podem ser os mesmos, o que podem confundir o diagnóstico preliminar de uma possível virose ou de uma doença mais, grave como dengue, por exemplo. Devido à similaridade dos sintomas, a observação ainda acaba sendo a única forma para identificar uma ds duas doenças.

De acordo com o pediatra Carlos Eduardo Nazareth, a incidência de casos nessa época do ano é grande devido à alta umidade em Manaus. 



“Mais de 90% dos casos que chegam ao consultório são de pacientes com quadro febril e com dores no corpo”, observa.

Entretanto, um diagnóstico mais preciso, segundo ele, só é possível a partir do terceiro dia, quando é possível submeter o paciente a um hemograma, que irá revelar se o mesmo está ou não acometido de dengue.

Observação
Conforme o médico infectologista Antônio Magela, 50, da Fundação de Medicina Tropical (FMT), “não há um método eficaz para identificar a virose de uma dengue.

Ele explica que houve uma banalização do termo virose, pois os sintomas de algumas doenças são semelhantes como febre e dor de cabeça, o que confunde os diagnósticos, mas o fato é que nesta época do ano o que mais ocorre são doenças respiratórias, devido a temperatura ser mais amena, e as pessoas estarem mais confinadas e próximas, em um mesmo local, o que facilita a contaminação por virose respiratória.

 “No início o paciente tem que ser  tratado com remédios sintomáticos, do terceiro dia em diante se ele apresentar falta de ar, não conseguir ingerir água, devido dor na garganta, é porque se trata de uma gripe. A dengue não acomete o sistema respiratório”, salienta.


Mais de Acritica.com

18 Nov
bradesco_C22DD61C-FE71-4FDD-BB1B-A5B7C048EF01.JPG

TRT11 celebra acordo de R$ 1,1 milhão entre Bradesco e ex-funcionária

18/11/2019 às 11:20

A bancária ingressou com reclamação trabalhista contra o HSBC e o Bradesco em novembro de 2016, pretendendo receber o pagamento de diferenças salariais, horas extras, tempo a disposição da instituição financeira durante as viagens, além indenização pelos danos morais sofridos no ambiente de trabalho


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.