Publicidade
Manaus
AÇÃO

Sistema de bloqueio de celulares é lançado e prevê redução de 40% em roubos

Funcionamento em Manaus começa na próxima segunda-feira (13) e pode ser feito em 30 delegacias da cidade. Segundo a SSP, iniciativa pretende diminuir interesse de criminosos em aparelhos 10/02/2017 às 12:14 - Atualizado em 10/02/2017 às 13:44
Show celular
acrítica.com Manaus (AM)

Com o objetivo de reduzir em até 40% roubos de celulares na capital, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP) lançou nesta sexta-feira (10) um sistema de bloqueio de celulares após o registro de Boletim de Ocorrência nas delegacias. O funcionamento inicia na próxima segunda-feira (13) em 30 Distritos Integrados de Polícia (DIPs).

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, os aparelhos celulares são os objetos mais roubados nas ruas da capital. Por conta disso, o objetivo do sistema é tirar o valor desses aparelhos que são vendidos para bocas de fumos ou para terceiros. “Inabilitando o telefone, você acaba tornando ele inservível pra qualquer uso. Hoje o criminoso furta, troca o chip e vai usar. Ao pedir a inabilitação, o telefone não serve pra mais nada”, explicou.

Secretário Sérgio Fontes fala sobre funcionamento do sistema (Foto: Gilson Mello)Secretário Sérgio Fontes fala sobre funcionamento do sistema (Foto: Gilson Melo)

Fontes ainda explicou que, após o registro, o telefone será bloqueado em até dois dias. “Muitas pessoas falariam ‘mas o meu celular já foi roubado, pra que vou inabilitar?’. Se você encontrar o telefone você pode reabilitá-lo e ele volta a operar. Com esse cuidado, você evita que seu pai seja roubado, sua mãe seja roubada porque vai diminuir o interesse do criminoso”.

De acordo com a SSP-AM, a vítima de roubo, furto ou extravio, deve apresentar os seguintes documentos para a realização do bloqueio: cópias do RG, CPF, comprovante de residência, CNPJ e comprovação de vínculo (em caso de pessoa jurídica), e preencher um formulário autorizando esse bloqueio.

O sistema funcionará de segunda a sexta-feira nos 30 Distritos Integrados de Polícia (DIP’s), no horário de 8h às 17h, bem como em sistema de atendimento em plantão 24h, que funciona nos seguintes DIPs: 1º; 6º; 9º; 10º; 12º; 14º; 15º; 19º DIP’s, além das Delegacias Especializadas em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e a de Crimes contra a Mulher (DECCM).

Publicidade
Publicidade