Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
TECNOLOGIA

Sistema de monitoramento de veículos roubados é implantado em Manaus

Segundo a SSP, em um mês, 66% dos 56 veículos roubados monitorados pelo sistema foram recuperados



sistema.jpg Foto: Divulgação
26/07/2018 às 11:54

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) está implantando um novo sistema de monitoramento de veículos roubados e furtados em Manaus. Antes da implantação do Sistema de Gestão de Veículos Roubados (SGV), quem tinha o veículo roubado ligava para o 190 e informava o roubo. Agora, segundo a pasta, o processo ficou mais ágil.

“Não havia um banco de dados que integrava todas as ligações sobre veículos roubados, diminuindo a velocidade de acesso a informações pelas polícias. Agora, o cidadão liga para o 190, o atendente registra os dados do veículo e o processo de busca já é iniciado, antes mesmo de o Boletim de Ocorrência ser registrado”, explicou o capitão da PM Rouget Brito, chefe do Departamento de Planejamento Integrado da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi).

Mesmo com o novo sistema, implantado há um mês, o registro do boletim deve ser feito na Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos do Amazonas (Derfv), localizada na avenida Nilton Lins, Flores, Zona Centro-Sul.

O sistema utiliza a estrutura do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com 36 telas para monitoramento em tempo real por servidores da Segurança Pública e outros órgãos, incluindo as Polícias Militar e Civil, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Manaus e Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

As informações sobre o veículo roubado ou furtado ficam visíveis nas telas de monitoramento do CICC. “O ganho maior está na agilidade com que as informações chegam até os policiais que estão nas ruas”, destacou Rouget Brito, que lembrou que o cidadão precisa registrar o B.O. para que o veículo seja incluído no sistema de restrição de roubo.

“A gente entende que quanto mais rápida for a abordagem policial, maior vai ser a possibilidade de recuperar o veículo roubado”, afirmou.

O sistema também será uma fonte a mais de dados estatísticos que ajudarão a Secretaria de Segurança Pública a mapear as áreas em que mais ocorrem roubos e furtos de veículos.

Em um mês, 66% dos 56 veículos roubados monitorados pelo sistema foram recuperados.

No primeiro semestre deste ano, o número de veículos roubados caiu 36,1% em relação a igual período de 2017 em Manaus, de acordo com a SSP-AM. Já o número de veículos furtados caiu 43,6% em igual comparativo.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.