Domingo, 19 de Maio de 2019
Manaus

Sistema de Trânsito proporciona uma melhor ação dos agentes do Manaustrans nas ruas

Todo o sistema será acessado por telefonia móvel com um aparelho entregue aos 300 agentes de trânsito do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização no Trânsito



1.jpg
À meia noite de hoje os 300 agentes de trânsito do Manaustrans começaram a usar o Sistrans, o sistema que promete um melhor gerenciamento do trânsito
14/07/2015 às 08:46

O novo Sistema de Controle Operacional do Trânsito (Sistrans), considerado como uma moderna tecnologia voltada para o monitoramento do trânsito na cidade, começou a funcionar à meia noite de hoje. Todo o sistema será acessado por telefonia móvel com um aparelho entregue aos 300 agentes de trânsito do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização no Trânsito (Manaustrans).

O Sistrans foi apresentado, ontem, pelo diretor-presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins, em reunião com todos os secretariados e o Prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB). O encontro ocorreu na sala de reunião do gabinete do prefeito, na sede da prefeitura, localizado na avenida Brasil, Zona Oeste. Paulo Martins explicou que o sistema facilitará a comunicação dos agentes com o Centro de Controle Operacional (CCO) do Manaustrans, que receberá de imediato todas as informações via online enviadas das ruas.

Com a comunicação mais ágil, o agente de trânsito, no momento em que estiver autuando um veículo, poderá consultar no sistema a situação em que está aquela placa. Caso ela seja clonada, de imediato o agente irá acionar a polícia e repassar a ocorrência para a investigação começar.

“Com este sistema vamos conseguir retirar boa parte dos veículos que está circulando de forma irregular nas ruas de Manaus. Quando o agente for autuar um veículo estacionado em um local proibido, com o Sistrans ele vai ter mais facilidade de saber se o veículo realmente é licenciado”, reforçou.

Com o Sistrans, o agente de trânsito vai poder de imediato gerar a multa, informar local, horário e dia da ocorrência e se possível até fotos para o CCO.

Em casos de acidente, o diretor-presidente explicou que com o sistema, o agente de trânsito terá mais facilidade de poder desobstruir a rua para evitar congestionamento.

“No caso de acidente o agente que chegar no local poderá registrar toda a ocorrência com o sistema e de imediato também poderá colocar fotos do local do acidente e liberar os condutores, facilitando o tempo de espera e evitando o congestionamento”, explicou.

Paulo Martins, informou que o sistema foi licitado e a empresa que ganhou a proposta garantiu bom compartilhamento de dados, mas caso o agente esteja em um local sem acesso, todos os dados ficam armazenados como mensagens e quando retornam para uma área que tenha sinal, as informações são repassadas de imediato para o CCO.

“Sem dúvida este é um sistema que facilitará com mais rapidez a abertura e fechamento das ocorrências do trânsito de Manaus”, disse.

Sistemas inteligentes de gestão são destacados por Arthur Neto

Para o Prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), projetos como o Sistema de Controle Operacional do Trânsito (Sistrans) precisam ser implantados a qualquer custo. “Este sistema está incluso no programa Manaus Inteligente. Antes recebíamos reclamações que uma moto havia sido autuada, pois estava sem cinto de segurança, e o motorista do carro sem capacete. Com esse novo sistema, isso será evitado”, garantiu.

Arthur disse que o Sistrans será o ponto inicial da prefeitura para melhorar a agilidade do repasse de informações para o CCO. O prefeito garantiu que vai buscar outros para implementar tipos de sistemas nas demais secretarias que precisam desta rapidez no repasse de informação.

O diretor-presidente da Manaustrans, Paulo Henrique Martins, disse que mesmo com o sistema, os apontamentos não serão descartados pois nos casos de necessidades, os agentes vão poder recorrer a eles. O sistema também contribuirá na segurança conferir os dados dos veículos envolvidos na ocorrência, é a integração com o Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam).



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.