Sábado, 04 de Abril de 2020
CARNAVAL 2020

SSP-AM divulga balanço das ações durante período de carnaval em Manaus

O secretário de segurança pública, coronel Louismar Bonates, afirmou os envolvidos no ato de vandalismo ocorrido em um bloco de carnaval, nas dependências de uma universidade particular, localizada no conjunto Parque das Laranjeiras, bairro Flores, já estão sendo identificados



JAIR_ARA_JO_2_4310FDCD-FEB3-4461-8F20-62316A3CBAD6.jpeg Foto: Jair Araújo
27/02/2020 às 14:31

Durante o período de Carnaval em Manaus, 277 motoristas foram flagrados em estado de embriaguez, 23 traficantes presos e 14 bandas e blocos interditados por irregulares, conforme divulgou o secretário de segurança pública, coronel Louismar Bonates, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (27), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado no bairro Petrópolis, Zona Sul da capital.

O secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, fez menção a um ato de vandalismo ocorrido em um estacionamento de uma universidade particular, localizada no bairro de Flores, conjunto Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul, ocorrido na madrugada de terça-feira (25) e quarta-feira (26). Durante a confusão, os vândalos subiram nos ônibus coletivos.



“Precisamos diferenciar brincantes de vândalos. O que aconteceu na área da Nilton Lins não foi realizado por pessoas que apenas queriam brincar. Estabelecemos uma busca de identificação das pessoas envolvidas no caso”, disse o secretário.

Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran-Am. Foto: Jair Araújo

Motoristas embriagados

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) flagrou 277 motoristas dirigindo sob efeito de álcool em Manaus e na região metropolitana da capital, entre sexta-feira (21) e a noite de quarta-feira (26).

Durante as fiscalizações, 628 multas foram aplicadas e 121 veículos foram removidos ao parqueamento, por diversas irregularidades.

O número de motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool, em 2020, cresceu 20,43% em relação ao carnaval de 2019, quando 230 motoristas alcoolizados foram flagrados ao volante.

Operação Solimum

Um grupo criminoso responsável pelo fornecimento de drogas para uma organização criminosa, que atuava em uma área conhecida como “rota do Solimões”, foi preso durante a Operação Solimum, realizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Segundo a delegada-geral da Polícia Civil do Amazonas, Emília Ferraz, os presos são traficantes de alto escalão do narcotráfico atuantes na capital e interior do estado. “O mapeamento do crime demorou nove meses para que pudéssemos chegar até os traficantes, de maneira que nenhum fugisse, caso fizéssemos uma prisão antecipada. Esses traficantes eram de porte tal que distribuíam drogas por área”, disse.Emília Ferraz, delegada-geral da Polícia Civil do Amazonas. Foto: Jair Araújo

No total, a PCAM prendeu 23 homens em Manaus e nos municípios de Itacoatiara, Anori, Coari, Jutaí, Santo Antônio do Içá, Tefé e Tonantins. Os trabalhos começaram na última quinta-feira (20) e duraram sete dias.

O grupo atuava no tráfico de drogas, pelos rios do Amazonas, especialmente o Solimões. Foram apreendidas quatro armas de fogo, dois veículos e o bloqueio judicial de R$ 20 mil em contas bancárias utilizadas pelos integrantes da organização criminosa para movimentação de recursos originários do tráfico de drogas.

Blocos e bandas de carnaval interditados

A CIF interditou 14 bandas e blocos de carnaval por falta de licença de funcionamento e outras irregularidades. Também foi identificado o uso de documentação de autorização falsificada em um dos grupos investigados.

O secretário-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada, coronel Hermes Marcêdo, afirmou que “a maioria das bandas procurou se regularizar, trabalhando corretamente”.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.