Publicidade
Manaus
Manaus

SSP-AM divulga telefones de supervisores de área da PM para melhorar atendimento

Além do telefone de emergência, 190, os telefones dos supervisores de área são um meio mais fácil de contato da população com a polícia comunitária 12/11/2014 às 23:13
Show 1
Programa de policiamento comunitário foi inaugurado em 2012
acritica.com* Manaus (AM)

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) divulgou nesta quarta-feira (12) a lista dos telefones celulares dos Supervisores de Área (SAs) que atuam nas Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), através do programa Ronda no Bairro, para facilitar o contato do cidadão com a polícia comunitária (Confira abaixo).

Atualmente, a cidade está dividida em 30 Cicoms, que, integradas à Polícia Civil, por meio dos Distritos Integrados de Polícia (DIPs), atendem todos os 63 bairros de Manaus, conforme a divisão realizada pelo Núcleo de Geoinformação e Análise Criminal do Programa Ronda no Bairro (NGAC).  Além do 190, que é direcionado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), a população também pode acionar a polícia, por meio desses telefones.

Na zona Sul, os bairros Cachoeirinha, São Francisco, Praça 14 de Janeiro e parte do Centro são atendidos pela 1ª Cicom. Nessa área, o supervisor pode ser acionado pelo telefone 8842-1756. Na  área da 2ª Cicom, que atende os bairros Colônia Oliveira Machado, Educandos, Santa Luzia e Morro da Liberdade, os moradores podem acionar a PM também pelo telefone: 8842-1464.

Já na área da 3ª Cicom, responsável pelo policiamento nos bairros Japiim, Petrópolis, Raiz e São Francisco, o supervisor de área atende pelo telefone 8842-1549. A lista de cada área da cidade pode ser acessada no site www.rondanobairro.am.gov.br , onde também pode ser acessado o endereço dos distritos integrados de polícia de cada área.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Paulo Roberto Vital, além do telefone de emergência, 190, os supervisores de área, são um meio de contato da população com a polícia. Ele destaca a filosofia do Programa Ronda no Bairro, de aproximar a polícia da comunidade, os supervisores de área tem um papel muito importante dentro de cada Cicom. “O supervisor de plantão atende as ocorrências que são demandas via rádio ou via Ciops, dando maior rapidez nos atendimentos”, destacou.

Em algumas áreas da cidade, o telefone do S.A tem aproximado a polícia dos problemas da comunidade, como explica o comandante da 10ª Cicom, major Charles Seixas, que atende os bairros Alvorada, Dom Pedro e Nova Esperança. De acordo com o comandante,  além de estar a disposição para ligação, o número do S.A da companhia, 8842-1589, também funciona para receber mensagens via whatzap, programa de mensagens instantâneas. “Na área do Dom Pedro, criamos um grupo com os moradores e eles nos passaram as demandas de forma imediata. Isso tem contribuído para que possamos atender com rapidez as ocorrências e atuar na prevenção de crimes”, destacou.

Na área do Centro de Manaus, o número do supervisor de área 8842-1548, contribui para a melhor comunicação entre os comerciantes e a 24ª Cicom, que além da área central, atende também os bairros Presidente Vargas e Nossa Senhora Aparecida. Segundo o comandante da Cicom, capitão Anderson Saif, quando há casos de pessoas suspeitas ou pedido urgente de policiamento, os comerciantes fazem contato por meio do telefone.

Baixe aqui a lista de contatos das 30 Cicoms do Ronda no Bairro: http://bit.ly/1sFF38z

Publicidade
Publicidade