Publicidade
Manaus
Manaus

SSP e polícias fazem operação ‘Choque de Ordem’ para inibir e reduzir crimes na Zona Norte

Operação é de caráter preventivo, para inibir a ação de meliantes. Nenhuma pessoa foi presa, porém 24 veículos foram apreendidos, sendo a maioria motocicletas 12/02/2016 às 14:17
Show 1
Operação começou nos bairros Amazonino Mendes, Novo Aleixo e na Cidade Nova, na área da rotatória do núcleo 23
JOANA QUEIROZ ---

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop), realizou na manhã de hoje a operação “Choque de Ordem”, com objetivo de inibir e reduzir o índice de crimes na Zona Norte de Manaus.

A informação foi repassada pelo secretário da Seaop Orlando Amaral. Nenhuma pessoa foi presa, e de acordo com o secretário a operação é de caráter preventivo, para inibir a ação de meliantes.

A “Choque de Ordem” começou por volta das 6h desta sexta nos bairros Amazonino Mendes, Novo Aleixo e na Cidade Nova, na área da rotatória do núcleo 23. Durante a operação foram realizadas barreiras fixas de fiscalização onde veículos, ônibus, motocicletas e carros de passeio foram abordados e revistados. Transeuntes também passaram pela revista da polícia.

De acordo com o delegado, os locais para a realização da operação são escolhidos a partir de informações colhidas pela Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) e pelos registros de Boletim de Ocorrência (BO) feitos nas delegacias.

“É por meio dessas informações que detectamos uma espécie de mancha negra do crime e passamos a atuar nesses locais”, informou o secretário. Na área onde ocorreu a operação as ocorrências com maior incidência são os arrastões e roubos em via pública, principalmente nas paradas de ônibus.

O delegado informou que houve a participação da população informando os locais onde os crimes acontecem e em alguns casos chegaram a informar os nomes dos criminosos que costumam atuar naquela área.

Veículos apreendidos

Pelo menos 24 veículos, a maioria motocicletas, foram apreendidos na operação “Choque de Ordem” por equipes policiais e agentes do Detran-AM, que montaram barreiras fixas na avenida João Câmara, no bairro Novo Aleixo, e na rotatória do núcleo 23, na Cidade Nova.

No total, foram apreendidas 22 motocicletas, na maioria os motociclistas estavam sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou com o documento do veículo em atraso. Dois carros também foram apreendidos, em um deles o motorista apresentava sinais de embriaguez e foi conduzido ao 27º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

No total, 44 autos de infração foram registrados pelo Detran-AM, grande parte pela falta de documentações do veículo ou com documentação vencida.

Mais de 60 servidores participaram da operação, entre policiais civis, das delegacias de polícia da área e componentes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (FERA); policiais militares da Força-Tática, agentes do Detran-AM e policiais da Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop).

No final do mês de janeiro, a SSP-AM e órgãos realizaram a primeira edição da operação “Choque de Ordem”, que teve objetivo de inibir e reduzir os casos de assaltos em paradas de ônibus e nos coletivos, em bairros da Zona Leste, no horário de grande fluxo de passageiros.

Publicidade
Publicidade