Publicidade
Manaus
SEGURANÇA

SSP instala unidade policial de atendimento e monitoramento no bairro Cidade de Deus

No local a população vai poder registrar ocorrências das 8h às 17h e tudo vai ser monitorado 24 horas por quatro câmeras com 300 metros de alcance 26/03/2018 às 12:22 - Atualizado em 26/03/2018 às 12:23
Show img 5588
Foto: Divulgação
acritica.com

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) instalou na manhã desta segunda-feira (26), em Manaus, uma base policial de monitoramento e atendimento no bairro Cidade de Deus, Zona Norte. Segundo a SSP, a unidade atua de forma integrada e com servidores da Polícia Civil, Polícia Militar e do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). No local a população vai poder registrar ocorrências das 8h às 17h e tudo vai ser monitorado com quatro câmeras durante 24 horas.

As câmeras, conforme a SSP, possuem um alcance de 300 metros e rotação de 360º. O vice-governador e secretário de segurança, Bosco Saraiva, ressaltou que o container onde a unidade policial foi instalada é uma doação da Polícia Federal e estava sem uso há três anos. “Nós recuperamos esse container e agora ele vai funcionar com todos os instrumentos e equipamentos básicos e necessários para o bom funcionamento de um posto policial. Além das câmeras, a unidade terá uma guarnição da Polícia Militar, está com instalação de rádio, tem uma equipe da Polícia Civil com a capacidade de registrar boletins de ocorrência. A população da região da Cidade de Deus estará com a polícia mais próxima”, disse o vice-governador.

A unidade contará com delegado e investigador para apoio às ações dos 13º e 30º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) que atendem a região. O delegado-geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, disse que a base também vai ser utilizada para o planejamento de ações estratégicas. “Aqui nessa área circulam muitas viaturas e motocicletas e, às vezes, a fuga de alguns delitos. Então, é fundamental esse posto porque nós temos câmeras que vão nos ajudar nas ações de investigação”, reforçou Brito.

O policiamento ostensivo, que já existe na região, vai aperfeiçoado, segundo o comandante-geral da PM, coronel David Brandão. De acordo com ele, o efetivo da PM vai fazer ações de acordo com o planejamento dos órgãos de segurança, com o apoio da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) e da Polícia Civil. “Nós vamos dar um suporte com essa base, que será referência para as ações policiais. A ação integrada contribui para garantirmos mais segurança para a população”, completou o comandante-geral da PM.

Comando e Controle

Conforme a SSP, servidores do CICC vão fazer o monitoramento das imagens das câmeras durante 24 horas por dia. O secretário executivo-adjunto do CICC, coronel Fábio Pacheco, ressaltou que analistas criminais do CICC atuarão conjuntamente com as polícias Civil e Militar, subsidiando investigações.

“Nós iremos contribuir com o cruzamento de dados para ações policiais, dando suporte para o policiamento ostensivo tirando meliantes de via pública”, acrescentou.

Viatura inteligente na CN

A nova viatura técnica da Seai ficará instalada, nesta semana, na avenida Noel Nutels, nas proximidades do Shopping Sumaúma, Cidade Nova Zona Norte. O veículo, alimentado por quatro câmeras de longo alcance e imagens de drones, vai auxiliar o trabalho de combate aos roubos e furtos no comércio e setor bancário.

“Os policiais vão contar com uma estação de drone, que vai monitorar esse perímetro comercial e também será realizada a consulta criminal de qualquer elemento detido. A intenção é monitorar em tempo real todo o trânsito de veículos e pessoas nessa comercial e bancária”, disse o secretário de Inteligência, Herbert Lopes.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade