Domingo, 19 de Maio de 2019
SEGURANÇA

SSP lança aplicativo com ‘botão do pânico’ para casos de roubo em ônibus

Segundo o órgão, tempo resposta da PM será de até 6 minutos. Aplicativo está disponível para celulares com sistema Android, porém terá versão nas plataformas com iOS



onibus.JPG
Foto: Márcio Silva
05/04/2018 às 17:12

A partir desta quinta-feira (5), usuários do transporte coletivo que tiverem um smartphone com acesso a internet poderão comunicar à Polícia Militar (PM), em tempo real, através do aplicativo “Aviso Polícia”, ocorrências de roubo dentro de ônibus do sistema de transporte público ou em terminais de integração da cidade.

Conforme o secretário de Segurança Pública (SSP-AM) Bosco Saraiva, o tempo resposta da PM para atender o chamado da população será de até 6 minutos. Bosco explicou que o app foi desenvolvido durante três meses por engenheiros do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e por enquanto, apenas casos em ônibus serão assistidos pela PM.

“O aplicativo irá contribuir com o atendimento do 190 e estará em funcionamento em todas as zonas geográficas de Manaus. Hoje em dia nós temos recurso tecnológico local que pode melhorar o atendimento em diversos setores públicos”, disse.

O objetivo do app, segundo o secretário executivo do CICC, Fábio Pacheco, é facilitar o atendimento à população durante ocorrências policiais, além de garantir à SSP um maior conhecimento sobre as ações policiais.

“Garantimos que o sistema funciona, pois é uma tecnologia que já tínhamos investido na copa e estava parada, assim como os equipamentos. Por exemplo, 18 tabletes que serão usados em viaturas estavam em gavetas do CICC”, relatou.

Funcionamento do app

Ainda de acordo com Fábio, depois de baixar o app e apertar o ‘botão do pânico’, a ocorrência solicitada pelo ‘Aviso Polícia’ chegará à base de informações do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). As viaturas da região da ocorrência também receberão o informe e serão direcionadas para o atendimento imediato.

“O controle do atendimento é feito diretamente no CICC, onde os atendentes poderão auxiliar a viatura em campo a chegar até o ponto da ocorrência, caso haja alguma dificuldade”, comentou.

Para utilizar a tecnologia, a população deve baixar o aplicativo em qualquer smarthphone que já está disponível na Google Play com o nome ‘Aviso Polícia’. Inicialmente apenas celulares com o sistema Android poderão utilizar a ferramenta, mas posteriormente também estará disponível para aparelhos com o sistema iOS.

Após baixar o aplicativo, o usuário realiza um cadastro prévio com nome, telefone, e-mail e endereço. Efetuado o cadastro, a população poderá acionar a polícia em caso de ocorrências policiais. A SSP ressaltou que durante a ocorrência o celular do usuário será monitorado para contribuir com o atendimento, mas após a finalização do atendimento o monitoramento será encerrado. O aparelho será rastreado via GPS.

Atendimentos

Os controladores são os mesmos que trabalham no atendimento do 190. Da tela de controle do CICC, será possível acompanhar tanto o ponto onde o socorro foi solicitado como o deslocamento da viatura, em tempo real, até o lugar.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.