Publicidade
Manaus
Manaus

SSP reforça esquema de segurança na AM-010 durante o Fecani

A Polícia Militar vai empregar  400 policiais para o policiamento ostensivo e preventivo nas ruas, dentro e no entorno do Centro de Convenções e na orla da cidade 03/09/2013 às 13:50
Show 1
Pelo menos 35 agentes do Detran, com apoio da PM, vão aplicar rigorosamente a Lei Seca para evitar acidentes e transtornos na estrada
acritica.com Manaus, AM

O Sistema de Segurança Pública do Amazonas inicia nesta terça-feira (3), a Operação Fecani 2013 para reforçar o policiamento preventivo e ostensivo na cidade de Itacoatiara e arredores durante o período do festival. São esperados cerca de 60 mil visitantes nos quatro dias de festa. Ao todo, cerca de 600 servidores, entre policiais, bombeiros e agentes de trânsito participam da ação.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM, Paulo Roberto Vital, desde a saída de Manaus serão montadas barreiras e instalados radares móveis para fiscalizar e controlar o trânsito na estrada AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara. A meta é evitar também a entrada de armas e drogas na cidade.

 Vital destaca que, nesta terça-feira, será instalado na cidade o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) que, como em anos anteriores, reúne órgãos estaduais, federais e municipais que juntos monitoram a segurança do evento, que inicia amanhã e segue até o dia 7 de setembro. O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) será montado no Centro de Convenções do município, local de apresentação dos artistas.

 "Pelo menos dez câmeras de monitoramento serão instaladas em pontos estratégicos da cidade previamente mapeados pelo serviço de inteligência da polícia", afirmou Vital.

Lei seca e radares em toda a estrada

A Polícia Militar vai empregar um efetivo de quase 400 policiais, que inclui homens da capital e do próprio município para o policiamento ostensivo e preventivo nas ruas, dentro e no entorno do Centro de Convenções e na orla da cidade. 

Pelo menos 35 agentes do Detran, com apoio da PM, vão aplicar rigorosamente a Lei Seca para evitar acidentes e transtornos na estrada. Os carros também serão vistoriados para que se possa checar as condições e documentação dos veículos, além de possível excesso de passageiros. O Detran contará com apoio da Arsam nesse  trabalho de fiscalização.

A delegacia de Itacoatiara vai ganhar reforço nos plantões com policiais que serão destacados de Manaus. Ao todo 36 servidores, entre escrivães, delegados e investigadores vão trabalhar em escala de 24h.  O Corpo de Bombeiros atuará com 50 militares e 4 viaturas. A atividade de prevenção será realizada no Centro de Convenções, nos balneários, estrada e na orla em conjunto com a Capitania dos Portos.

O Programa Redução da Violência e do Uso de Narcóticos e Entorpecentes (Previne) em parceria com a Secretaria de Assistência Social do Município, Conselho Tutelar, Delegacia Regional do Trabalho e Assistência Social e Cidadania (SEAS) irá realizar um trabalho de panfletagem sobre exploração sexual, além de promoverem fiscalização em hotéis, motéis e bares, com o objetivo de prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes e o tráfico de pessoas.

Segundo a pedagoga e coordenadora do Previne Edméia Holanda, foram capacitados para este tipo de ação cerca de 50 pessoas. “Esta preparação aconteceu 15 dias antes do evento, foram três dias de palestras com temas que envolviam família, alcoolismo, tabagismo, entre outros. Estes agentes estão capacitados para lidar com abordagem de crianças e adolescentes, abordagem de dependentes químicos, estão aptos para atuarem durante as fiscalizações”, explicou.

Publicidade
Publicidade