Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019
Manaus

SSP registra no trimestre 372 prisões por envolvimento com o tráfico em Manaus

O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) também atendeu 403 ocorrências referentes ao mesmo crime



1.png Polícias Militar e Civil tem trabalhado contra o tráfico de drogas em Manaus. No primeiro trimestre mais de 300 prisões por envolvimento nesse crime
03/05/2013 às 11:18

No primeiro trimestre de 2013, polícia registrou 372 prisões e 31 apreensões de menores infratores por envolvimento com o tráfico de drogas em Manaus. As informações foram divulgadas na manhã desta sexta-feira (3) pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) também atendeu 403 ocorrências referentes ao mesmo crime.

As prisões aconteceram após ações integradas das polícias Militar e Civil em todas as zonas da cidade e respondem pela desarticulação de quadrilhas, traficantes e bocas-de-fumo.

De acordo com o balanço estatístico apresentado pelo secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, o policiamento comunitário que é feito hoje pelas equipes do programa Ronda no Bairro facilita muito para que os policiais conheçam melhor o modo como os traficantes agem, principalmente na distribuição das drogas em pequenas bocas-de-fumo, que muitas vezes funcionam na própria residência do morador.

“Estamos agindo firme também contra esse tráfico ‘formiguinha’, em que o traficante é flagrado com pequena quantidade de droga, mas guarda muito mais na ‘boca’. A presença dos chamados ‘aviões’ nas esquinas perturba bastante a tranquilidade do cidadão nos bairros. Pode ser que não acabemos, mas vamos diminuir bastante a ação desses criminosos”, disse o secretário.

 Apreensões

De janeiro a março, o Ciops registrou a apreensão de aproximadamente 100 quilos de drogas, a maior parte maconha. Em comparação com igual período de 2012, com 275 registros, o número de ocorrências atendidas a partir de ligações para o Disque 190 e para os telefones do Ronda no Bairro foi de 403, um crescimento de 31%. 

Prisões

Entre as prisões realizadas neste período está o desbaratamento da quadrilha formada por Thiago Henrique da Silva e Silva, 21 anos; Micaela Vaz da Silva, 24; Joctã Gil da Silva Araújo, 21; e Abraão Caripuna Santos, 19. Eles foram flagrados no beco Orion, no  bairro Aleixo, Zona Centro-Sul da cidade, quando embalavam trouxinhas de cocaína e portavam armas, munições e rádios para se comunicar.

Em outra ocorrência, a SSP conseguiu prender seis pessoas em flagrante com 30 quilos de maconha prensada no conjunto Riacho Doce, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, no último dia 23, após denúncia de populares que desconfiaram da movimentação de pessoas na residência.

*Com informações da assessoria de imprensa da SSP

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.