Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
POLÍTICA

STF garante direitos políticos a Henrique Oliveira para disputa eleitoral

Por conta da medida favorável, o político anunciou neste domingo (5) sua candidatura para o cargo de deputado federal pelo Pros nas eleições 2018



henrique_oliveira.JPG O ex-vice-governador do Amazonas mostrou felicidade com a decisão do STF (Foto: Arquivo AC)
05/08/2018 às 15:34

O Supremo Tribunal Federal (STF) livrou o ex-vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira da perda dos direitos políticos, em decisão extraordinária na última sexta-feira (3), em Brasília (DF). Por conta da medida favorável, o político anunciou neste domingo (5) sua candidatura para o cargo de deputado federal pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros) nas eleições 2018.

Na decisão, o ministro Ricardo Lewandowski oferece parcial para o recurso de "interposto por José Henrique Oliveira para preservar-lhe os direitos políticos, afastando a incidência da causa de inelegibilidade decorrente da condenação ilícita de sufrágio".  

Em conversa por telefone com a reportagem, Henrique mostrou felicidade com a decisão do STF. Desde a cassação do ex-governador José Melo, com quem governou o Estado do Amazonas, o político estava sem o direito de concorrer as eleições.

"Com a cassação, o governador Melo abriu mão de trabalhar por meio do seu mandato. Mas eu fui atrás da Justiça, batalhei e consegui, uma decisão extraordinária, que os meus direitos políticos não fossem tirados. O STF entendeu que eu estava sendo prejudicado, que a chapa perdeu o direito de assumir o governo, mas que os meus direitos políticos precisam ser preservados. Não tive acesso ao voto do ministro, apenas a decisão", explicou Henrique.

'Atravessei um deserto'

O ex-vice-governador do Estado comenta que "atravessou um deserto" durante a espera da resposta do STF. Segundo ele, os adversários estavam torcendo para que as eleições de 2018 acontecessem sem ele.

"Atravessei um deserto. Os adversários falaram que estava inelegível e não acreditavam que isso poderia acontecer. Eles (adversários) estavam torcendo, porque era menos um concorrente. Hoje ressurjo mais uma vez, com Deus e com o povo. Sou candidato a deputado federal, pelo Pros", anunciou.

De acordo com Henrique, o lançamento da sua campanha foi realizado hoje, após ele descobrir a decisão do Supremo. "Estou me lançando hoje como candidato. Já fui deputado federal e consegui grandes feitos. A minha expectativa para esta eleição é de todo candidato. Para mim, a política é mágica. Me considero um político inocente. É o dia mais feliz da minha vida", completou.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.