Sucessão da Assembleia Legislativa gera guerra entre políticos no Amazonas
Atual presidente da Casa, Ricardo Nicolau, está se articulando para viabilizar mais um mandato, mas enfrenta resistência de alguns deputados

A guerra silenciosa travada nos bastidores da Assembleia Legislativa (ALE-AM) pela presidência da Casa começa, nesta segunda-feira (03), a mostrar de que lado ficarão os deputados da base do governador Omar Aziz (PSD) em relação às articulações pela reeleição do atual presidente, Ricardo Nicolau (PSD). Dos 21 deputados da base do governo, pelo menos 14 parlamentares ouvidos por A CRÍTICA em novembro manifestaram intenção de votar contra uma possível Proposta de Emenda à Constituição (PEC), pela mudança no artigo 21º da Constituição do Estado, que veda a recondução de membros da Mesa Diretora na mesma legislatura.
Nos bastidores a informação é que o deputado David Almeida (PSD) segura para a última semana de dezembro a PEC que tenta ressuscitar a reeleição na mesma legislatura. O curioso é que tanto David Almeida quanto Socorro Sampaio (PP), no grupo pró-reeleição, fizeram parte da Comissão Especial que em 2009 aprovou a mudança do artigo 21º. Socorro até presidiu a comissão que teve como relator o ex-deputado Sabá Reis (PR).
(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).