Publicidade
Manaus
Mais duas edições

Sucesso de público, mutirão das identidades deve ocorrer mais duas vezes em outubro

Agora, a ação será direcionada a estudantes candidatos a vestibulares que precisam atualizar os documentos. Os mutirões devem ocorrer nas sedes das escolas 30/09/2016 às 12:37 - Atualizado em 30/09/2016 às 14:17
Vinicius Leal Manaus (AM)

Mais uma fila quilométrica se formou ao redor da sede do Instituto de Identificação, em Manaus, e pela avenida Pedro Teixeira – até a sede do Hemoam, na manhã desta sexta-feira (30), durante o segundo dia de mutirão para emissão de 2ª vias de carteiras de identidade, ação promovida pelo Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC).

A “força-tarefa” para facilitar a atualização do documento vem sendo realizada desde ontem, com intuito de ajudar eleitores que precisam ter em mãos o Registro Geral (RG) para votar durante as eleições municipais, que acontece neste domingo em 1º turno e, eventualmente, em 2º turno no dia 30 de outubro. O novo documento é emitido na hora.

Ultrapassando as expectativas dos servidores do DPTC, o mutirão atendeu só ontem mais 2 mil pessoas, e hoje o número deve chegar a 5 mil novas emissões de RG. Devido ao sucesso de público, a ação deve ocorrer mais duas vezes no mês de outubro, segundo informou o diretor do órgão, o perito criminal Jefferson Mendes.

“A demanda é muito grande, a carência por carteira de identidade é muito alta. A gente pretende fazer agora em meados de outubro mais duas edições. Vamos começar a atuar em públicos específicos, os adolescentes e jovens que estão na idade de fazer vestibular e precisam de um documento de identidade”, adiantou Mendes.

De acordo com o diretor, os mutirões para candidatos a vestibulares devem ocorrer nas sedes das escolas, através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). “Vamos identificar as escolas que têm a maior demanda e fazer in loco”, explicou. “Mas nada impede o público em geral procurar um dos nossos postos na capital, que são 28, e fazer a emissão”.

Nos meses posteriores, novembro e dezembro, também deve haver novos mutirões específicos para idosos e gestantes, mas ainda não há data nem local programado. “Vimos que têm essa demanda para emissão de primeiras e segundas vias de identidade e nós colocamos essa ação. A ideia era atender 600 pessoas por dias, mas ultrapassou muito”, disse.

Atualmente, o público pode emitir novas identidades nas delegacias, nos Postos de Atendimento ao Cidadão (PAC), nas sedes do Instituto de Identificação, da Secretaria de Segurança Pública, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e na Associação de Delegados de Polícia do Amazonas (Adepol).

Como funciona

Para retirar novas vias de carteira de identidade, os interessados devem levar aos postos de atendimento três fotos com tamanho 3x4, CPF, cópia de certidão de nascimento ou de casamento e cópia de comprovante de residência atualizado.

Publicidade
Publicidade