Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
SAÚDE PÚBLICA

Susam e Unati vão capacitar 260 servidores dos Caimis em Gerontologia

Os cursos têm como objetivo preparar o quadro de servidores dos Caimis para oferecer atendimento qualificado e integral aos idosos



caimis.JPG Foto: Divulgação
30/07/2018 às 16:23

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) inicia nesta quarta-feira (1°) uma programação de capacitação em Gerontologia, para os 260 servidores dos Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMIs). Realizada em parceria com a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), instituição vinculada à Universidade Estadual de Amazonas (UEA), a capacitação faz parte do planejamento da Susam para reorganizar a rede estadual de saúde.

A Gerontologia é a área que estuda os fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais relacionados ao envelhecimento do ser humano e os cursos têm como objetivo preparar o quadro de servidores dos CAIMIs para oferecer atendimento qualificado e integral aos idosos. “Precisamos resgatar o nível de excelência dos serviços ofertados nos CAIMIs, cuja proposta é oferecer atendimento integral em saúde ao idoso”, disse o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato.

Deodato foi responsável pela criação dos CAIMIs – são três unidades – e do modelo de atendimento segmentado aos idosos na rede estadual de saúde, durante sua gestão também como secretário entre 1999 e 2002. Na mesma época, também foram criados os Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs).

De acordo com a gerente de Centro de Especialidades Médicas da Susam, Márcia Murad, os CAIMIs funcionam como porta de entrada para o idoso ter acesso a vários serviços médicos, inclusive para especialidades disponíveis em outras unidades.

“O atendimento nos CAIMIs é multidisciplinar, então, nossos servidores devem saber identificar os diferentes tipos de problemas que o idoso apresenta, sejam de saúde ou social, e assim orientá-lo, tanto para atendimento no próprio centro, para outras unidades da rede ou até mesmo para outros serviços do governo”, explica Márcia.

A capacitação é planejada pela Coordenação de Ensino da UnATI. Segundo a coordenadora de Ensino da Universidade, Kennya Mota, a capacitação abordará conteúdos variados, como conhecimentos sobre epidemiologia e biologia do envelhecimento e as principais síndromes que acometem a população idosa.

Kennya ressalta a importância da capacitação constante dos profissionais que trabalham com o público idoso, principalmente, pelas atuais mudanças no perfil das doenças que acometem esta população.

“A própria Política Nacional do Idoso preconiza a importância dessa capacitação permanente, porque o envelhecimento é muito dinâmico. Tivemos a transição de um perfil populacional que era mais acometido por doenças agudas e que agora migrou para doenças crônicas, que demandam mais recursos e políticas na área da saúde, para se chegar a um padrão de excelência no atendimento”, afirma Kennya.

Produção

Em 2017, os CAIMIs realizaram 189.263 atendimentos. Neste ano, de janeiro a junho, o total de atendimentos foi de 93.510. Clínica médica e fisioterapia estão no topo dos atendimentos nas unidades, que também oferecerem  psicologia, cardiologia, geriatria, ginecologia, serviço social, odontologia, entre outras especialidades.

Márcia Murad explica que, quando necessário, o usuário do CAIMI é direcionado para outra unidade da rede pública que tenha o serviço que ele necessita. “Nenhum idoso fica sem ser atendido. Se não tiver a especialidade que ele precisa em um CAIMI, ele é direcionado para outro que tenha. Ou até mesmo para outra unidade da rede”, explica a gerente.

As primeiras turmas do curso iniciam as aulas no dia 1º de agosto, no CAIMI Ada Viana. Em outubro, será a vez dos servidores do CAIMI André Araújo iniciarem a capacitação. A partir de setembro, a qualificação será também na área de acolhimento e humanização.

Parceria

A parceria com a UnATI  vai permitir também a ampliação da oferta de serviços de Oftalmologia e Fisioterapia aos usuários dos CAIMIs. Por meio de um Termo de Cooperação Técnica-Financeira, a Policlínica Gerontológica da UnATI irá absorver a demanda dos CAIMIs nestes serviços, que hoje são ofertados em unidades da Rede Estadual de Saúde. No momento, as equipes dos CAIMIs passam por capacitação antes de iniciarem os serviços.

Endereço dos CAIMIs:

CAIMI Ada Rodrigues Viana - Av. Brasil s/nº - Compensa I.

CAIMI André Araújo - Av. Camapuã nº 108  NC. 09 - Cidade Nova II.

CAIMI Paulo Lima - Rua Dr.Felismino Soares nº 115 - Col. Oliveira Machado

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.