Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2020
final do ano

Susam garante 26 unidades em plantão durante comemorações do Réveillon

Cerca de mil profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão nos plantões entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro



HOSPITAL_97FDA35B-A792-4D8F-930E-4864DAFF27B3.jpg Foto: Divulgação
30/12/2019 às 10:24

As 26 unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde estarão preparadas para o atendimento à população durante as comemorações do Réveillon na capital do Amazonas. A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) possui uma rede assistencial com sete prontos-socorros adultos e infantis, sete maternidades, nove Serviços de Pronto Atendimento (SPA), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e um serviço de urgência psiquiátrica, funcionando em plantão 24 horas.

Segundo a Susam, cerca de mil profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão nos plantões dessas unidades entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. O secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, afirmou que foi feito todo um planejamento para garantir o funcionamento pleno da rede de urgência e emergência nesse período, incluindo o abastecimento de medicamentos e insumos e a organização dos plantões.



“Estamos preparados e organizados para  atendermos às demandas da população nesse período festivo”, disse Tobias.

Conforme explicou o secretário, é importante que os usuários busquem os serviços certos, de acordo com sua necessidade. “Temos uma rede completa preparada para atender do caso menos ao mais complexo. Então, é preciso que  as pessoas que necessitam atendimento sejam encaminhadas aos locais adequados”, orientou o secretário.

De acordo com a gerente de urgência e emergência da Susam, Neylane Macêdo, os SPAs possuem infraestrutura para o atendimento de urgências e emergências de baixa complexidade, como mal estar súbito, pequenos ferimentos e cefaleia (dor de cabeça). Os casos mais graves devem se dirigir aos prontos-socorros. As maternidades oferecem o atendimento às mulheres gestantes.

“As pessoas que tiverem lesões mais leves e brandas, mal estar, intoxicação leve, devem procurar um dos nove SPAs ou uma das duas UPAs e, quando há necessidade, a própria unidade realiza a transferência para um dos prontos-socorros”, disse a gerente.

“Nesse período do ano, devido à possibilidade de acidentes mais complexos, com o envolvimento de muitas vítimas, as pessoas com eventos mais simples devem evitar os grandes prontos-socorros a fim de diminuir a lotação, já que se tem onze unidades de pronto-atendimento  (SPA e UPA 24h) à disposição que fazem atendimento tanto adulto quanto pediátrico”, completou.

Ainda segundo Neylane, as vítimas de acidentes de trânsito são atendidas pela regulação do Samu, que deve ser acionado pelo 192. O Samu é preparado para referenciar o paciente para a unidade mais indicada a cada caso.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.