Publicidade
Manaus
Manaus

Susam oferece exames de mamografia e atividades educativas no "Outubro Rosa"

Programação inclui exames de mamografia gratuitos, palestras e atividades educativas, desenvolvidas, principalmente, pelo Instituto da Mulher Dona Lindú e Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) 02/10/2014 às 22:30
Show 1
Cor rosa foi escolhida como símbolo da luta contra o câncer de mama ao redor do mundo
acritica.com* Manaus (AM)

A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) está desenvolvendo, ao longo deste mês, uma programação especial, como parte do movimento mundial denominado Outubro Rosa, que no Amazonas chama atenção para os cuidados preventivos aos cânceres de mama e colo uterino. A programação inclui exames de mamografia gratuitos, palestras e atividades educativas, desenvolvidas, principalmente, pelo Instituto da Mulher Dona Lindú e Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vinculados à Secretaria.

De acordo com o diretor do Instituto da Mulher Dona Lindú, Agnaldo Costa, a unidade hospitalar realizará exames de mamografia, durante todo o mês, a partir de livre demanda, sem precisar passar pela triagem. Para acessar o benefício, basta ter o encaminhamento do médico especialista e apresentar, no Setor de Mamografia do hospital, a guia e o RG. “Fazemos, em média, 45 mamografias ao dia. Este mês, a expectativa é que este número aumente em, pelo menos, 40%”, ressaltou.

Agnaldo explica que, nesta quinta-feira (2), um evento simbólico marcou a abertura do movimento na unidade. Na ocasião, através de parceria com a Polícia Civil, foram emitidas carteiras de identidade às mulheres presentes, que ainda não tinham o documento. A atividade seguiu até o meio-dia. “Durante este mês, também realizaremos uma série de palestras sobre o câncer de mama e de colo uterino, entre outras patologias”, explicou. Este é o quinto ano que a unidade hospitalar participa do movimento, com iluminação do prédio na cor rosa e diversas ações alusivas à data.

Na FCecon, segundo informações do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (Dpcc) da unidade, cerca de 20 palestras estão programadas para ocorrerem até o próximo dia 30, em escolas públicas, empresas – incluindo as do Distrito Industrial – e associações comunitárias. As palestras serão ministradas por assistentes sociais da unidade hospitalar e também por voluntárias. A expectativa é que cerca de mil pessoas participem. A FCecon é referência no tratamento do câncer na Amazônia Ocidental. 

A primeira palestra programada ocorre nesta sexta-feira (3), no Grupo CCE, empresa localizada no Distrito Industrial, no horário da manhã. Segunda-feira a atividade ocorre na empresa NCR, na mesma área da cidade. No dia 23, será realizada uma palestra para os professores do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei).

Entre os temas a serem abordados, estão os fatores internos e externos de risco, como tabagismo, alcoolismo, má alimentação, sedentarismo etc. Em alusão ao Outubro Rosa, informações relacionadas aos cânceres de colo uterino e mama também serão repassadas aos presentes, chamando atenção para o diagnóstico precoce e a prevenção, informou o diretor-presidente da FCecon, Edson de Oliveira Andrade.

“Lembrando sempre que o câncer de colo de útero, o mais incidente entre as mulheres no Amazonas, é o único 100% prevenível, e pode ser evitado com um ato simples: a realização do exame preventivo, conhecido como Papanicolau, conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS). Para as mais jovens, é importante também que sigam o calendário da vacinação contra o HPV, que passou a ser realizada gratuitamente pelo Governo do Estado, de forma pioneira, e conta com a parceria das prefeituras no Amazonas”, destacou. Ele explica, ainda, que a medida também foi adotada, recentemente, pelo Governo Federal.

A ação conjunta, no futuro, poderá resultar na erradicação da doença, que acomete centenas de amazonenses todos os anos. Andrade destaca, ainda, a importância da mamografia para diagnosticar mais cedo o câncer de mama, aumentando as chances de cura e lembra que a implantação dos mamógrafos no interior, pela Susam, facilitará o acesso das mulheres ao exame, considerado uma das principais ferramentas de combate ao câncer de mama.

SUP Rosa

Em parceria com a FCecon e as Organizações Não Governamentais (ONGs) Rede Feminina de Combate ao Câncer e Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), organizadoras do Outubro Rosa, este ano, no Amazonas, o grupo de Stand Up Padlle Amazon Sup realizará, no próximo dia 19, uma atividade esportiva na capital. O local ainda será definido e parte da renda arrecadada na ocasião, será doada às instituições de apoio à causa câncer. ONGs e outras instituições públicas e privadas também programaram atividades alusivas ao período.

*Com informações da assessoria

Publicidade
Publicidade