Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Manaus

Susam promove semana de incentivo à doação de órgãos

De acordo com secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, a programação tem a finalidade de reforçar as informações sobre o processo de doação de órgãos, além de aumentar o número de pessoas doadoras



1.jpg No ano passado, conforme ranking divulgado pelo Ministério da Saúde, o Estado se destacou com a ampliação de 35% no número de transplantes de rins e córneas
21/09/2013 às 18:34

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) realiza na segunda-feira (23), às 9h, a abertura da campanha alusiva ao Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos, comemorado em 27 de setembro. De acordo com o secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, a programação especial, que acontecerá durante toda a semana, tem a finalidade de reforçar as informações sobre o processo de doação de órgãos e, desta forma, estimular que um número cada vez maior de pessoas se declarem como doadoras. A solenidade acontece no auditório da Susam, no Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.

Na terça-feira (24), a programação será marcada por uma atividade envolvendo alunos de escolas públicas, que integram o Programa Saúde na Escola (PSE), que é desenvolvido em parcerias pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde e Educação. O tema da doação de órgãos foi inserido nas atividades de educação em saúde do programa o os resultados do trabalho serão apresentados no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a partir das 9h.

Na quarta-feira (25), as atividades serão destinadas ao processo de sensibilização das Comissões Intra-Hospitalares formadas para coordenar as ações relacionadas à doação e transplantes de órgãos. A programação ocorrerá internamente nos Hospitais João Lúcio, 28 de Agosto, Platão Araújo, Francisca Mendes e Adriano Jorge.

Na quinta-feira (26), a partir das 10h, uma equipe da Central de Transplantes do Amazonas levará orientações sobre o tema aos frequentadores do Amazonas Shopping, onde será montado um estande de informação e distribuição de material informativo. Neste mesmo dia, a Associação dos Renais Crônicos do Amazonas promoverá, a partir das 8h, uma caminhada que pretende chamar atenção para a importância da doação de órgãos, para quem está à espera de um transplante. A concentração do evento será em frente à Clínica Renal, que fica na av. Castelo Branco, Cachoeirinha.

Na sexta-feira (27), quando é comemorado o Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos, uma celebração ecumênica em homenagem aos doadores, será realizada, a partir das 19h, no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado, marcando o encerramento da semana de conscientização.

Rins e córneas

No Amazonas, a rede pública de saúde já realiza transplantes de rins e de córneas. No caso dos transplantes de rins, o procedimento é realizado tanto entre doadores vivos como a partir de doador falecido. No ano passado, conforme ranking divulgado pelo Ministério da Saúde, o Estado se destacou com a ampliação de 35% no número de transplantes.

No Estado, a realização de transplantes de rins entre doadores vivos começou em 2002 e até agosto deste ano somava 230 procedimentos. Os transplantes a partir de doador falecido tiveram início em 2011 e 67 procedimentos desse tipo já foram realizados, graças ao gesto de 39 famílias, que autorizaram a doação.

Em relação ao transplante de córneas, o procedimento começou a ser realizado no Estado a partir de 2003, com a realização de 992 cirurgias até o último mês de agosto.   

O secretário Wilson Alecrim destaca que o Estado também está se preparando para iniciar a realização de transplantes de fígado, na Fundação Hospital Adriano Jorge, e de coração, no Hospital Francisca Mendes.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.