Publicidade
Manaus
Manaus

Susam realiza ação de prevenção em Parada LGBT de Manaus

Mais de 60 mil preservativos serão distribuídos durante o evento, que será realizado neste sábado (26), às 18h, no Sambódromo 25/09/2015 às 14:56
Show 1
O objetivo é reforçar as ações educativas sobre o uso de preservativos
Acritica.com Manaus (AM)

A coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM) participará da 15ª Parada do Orgulho LGBT de Manaus, neste sábado (26), às 18h, no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), com a distribuição de 60 mil preservativos. 

Silvana Lima, coordenadora do programa, salienta que o objetivo é reforçar as ações educativas sobre o uso de preservativos, para evitar doenças sexualmente transmissíveis. O evento é promovido pela Associação da Parada do Orgulho LGBT.

A presidente da Associação, Bruna La Close, diz que o evento promove a cidadania e, ao mesmo tempo, tem o caráter de alertar para a questão da prevenção. A participação da Susam, segundo ela, é importante para ajudar na conscientização da população ao uso do preservativo. 

O Amazonas está entre os Estados brasileiros com a maior taxa de detecção de casos de HIV. “Em parte, isso reflete os esforços que temos empreendido para ampliar o acesso das pessoas ao diagnóstico precoce da doença, mas também mostra a necessidade de reforçarmos as ações, sobretudo no campo da prevenção, e voltadas principalmente para o público jovem”, afirma Silva Lima. A exemplo do que ocorre no restante do Brasil, esta parcela da população tem registrado um aumento expressivo de infecção pelo HIV. 

Indicadores

De janeiro a julho deste ano, já foram notificados 622 novos casos de Aids no Amazonas. De 1986 a outubro de 2014, o Amazonas registrou 11.076 casos doença. Do total, 9.470, encontram-se, em tratamento nas 16 (dezesseis) Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM), distribuídas nos seguintes municípios: Manaus 8.987 (96,7%), Tabatinga 93 (1,0%), Parintins 78 (0,83%), Tefé 55 (0,59%), Itacoatiara 39 (0,41%) e Coari 20 (0,21%).

Publicidade
Publicidade