Terça-feira, 25 de Junho de 2019
COMUNICAÇÃO

Susam trabalha na criação de Sala de Situação para integrar sistemas da Saúde

Novo sistema permitirá que a pasta tenha uma visão geral do que acontece nas unidades de saúde do Amazonas



sa_de_CE369CD2-394B-4AB7-8497-F479775D771F.JPG Foto: Divulgação
27/05/2019 às 09:04

Um dos maiores entraves da Saúde no Amazonas está próximo da solução – a falta de integração entre os sistemas de informação das unidades com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam). A secretaria está em vias de lançamento da sua primeira Sala de Situação, uma espécie de “BIG Data da Saúde”, para integrar as informações produzidas em hospitais, prontos-socorros e demais unidades da capital e interior e ajudar no planejamento de ações e nas tomadas de decisão da nova gestão.

A Sala de Situação visa, ainda, proporcionar planejamento e controle em todas as áreas - abastecimento de insumos e medicamentos, contratos com fornecedores e prestadores de serviços, quadro de pessoal e até a disponibilização, em rede, do prontuário eletrônico do paciente, uma demanda antiga do setor nunca antes implementada.

Segundo o secretário Estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, a solução, que está sendo construída pelo Departamento de Tecnologia da Informação (Detin), da Susam, será um divisor de águas, na medida em que vai permitir que, pela primeira vez, se possa ter uma visão geral, integrada e sistematizada do que acontece na saúde.

“A Sala de Situação vai nos dar a visão geral de tudo o que estamos fazendo, como a informação dos pacientes atendidos e a produção nas unidades, a gestão dos serviços em relação a receitas, despesas, tudo integrado e disponibilizado em tempo real”, comemora o secretário.

Reestruturação

Para Tobias, que assumiu há pouco mais de um mês, a falta de sistematização e integração dos sistemas de informação, que não “conversam” entre si, é um entrave para o projeto de reestruturação da Susam que vem sendo realizado pela nova gestão.

“Em plena era da informática, da indústria 4.0, o atual governo encontrou a Susam com seus setores e unidades funcionando como se fossem ilhas, cada um com seus sistemas. As informações, quando precisamos, são disponibilizadas em planilhas de Excel. Para quem precisa entender o presente e planejar o futuro, temos um grande entrave. Por isso, estamos priorizando a modernização dos nossos sistemas de informação e de gestão”.

O diretor do Detin, Francisco Arce, que junto com sua equipe está customizando a solução que vai permitir a integração de sistemas de informação, afirma que a Sala de Situação está sendo preparada para integrar não apenas os dados das unidades da capital, como também do interior.

*Com informações da assessoria de imprensa da Susam. 

Receba Novidades

* campo obrigatório
News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.