Sexta-feira, 19 de Abril de 2019
publicidade
publicidade
publicidade

PALAVRA

Técnicos do AM vão participar de discussões sobre a Zona Franca, afirma Bolsonaro

Em vídeo publicado no Youtube, o presidente falou sobre “compromisso” de a equipe técnica do Executivo amazonense participar dos debates promovidos pelo Governo Federal sobre a ZFM e a Amazônia


11/04/2019 às 18:54

Em vídeo publicado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) no Youtube, nesta quinta-feira (11), o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSC), afirma que técnicos do Governo do Amazonas vão participar das próximas discussões promovidas pelo Governo Federal a respeito da Zona Franca. Na filmagem gravada após uma reunião em Brasília (DF), Bolsonaro aparece ao lado do governador Wilson Lima (PSC) e do titular da Suframa, Alfredo Menezes.

Wilson é quem fala primeiro no vídeo, mencionando os assuntos que foram abordados no encontro entre as lideranças e fala sobre o ‘compromisso” firmado pelo presidente.

“Aqui a nossa grande preocupação é a proteção da Zona Franca de Manaus. Falei ainda pouco com o presidente sobre a questão do polo de concentrados, a alíquota, a lei de informática, e o polo de componentes. O compromisso do presidente da República é que os nossos técnicos do Estado do Amazonas possam se sentar com os técnicos do Governo Federal para que a gente encontre um consenso. Não é, presidente?”, questiona o governador.

Na resposta, Bolsonaro diz que, além dos debates envolvendo a Zona Franca, os encontros sobre temas relacionados à Amazônia terão a presença do governo amazonense.

“Não há menor dúvida. A Zona Franca foi criada em 1967 pelo governo Castelo Branco e a intenção é dizer realmente que a Amazônia é nossa. E essa questão do atendimento, do cuidado, do zelo e da preocupação com a Zona Franca de Manaus faz parte de toda nossa equipe econômica. Está fechado o compromisso, por ocasião da discussão disso e do que mais interessar à Amazônia vocês estarão presentes com a nossa equipe. Isso é motivo de satisfação, orgulho e também dever da nossa parte”, afirma Bolsonaro.

O vídeo que dura 61 segundos termina com o agradecimento de Wilson ao presidente e apertos de mãos entre os dois e o superintendente da Suframa.

Bancada do AM reclama de reunião com Bolsonaro

Após reunião com o presidente Bolsonaro na manhã de hoje, parlamentares do Amazonas ficaram contrariados. A desorganização e a falta de conhecimento das demandas, encaminhadas com antecedência pela coordenação da bancada, deixaram deputados e senadores chateados.

Sem a presença de ministros importantes, como o da Economia e da Infraestrutura, a única ação concreta foi o encaminhamento de nova reunião, na próxima terça-feira (16), com os 11 parlamentares e o governador Wilson Lima, com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

“Se você me perguntar se a reunião com o presidente foi boa, eu digo que não porque não foi resolvido nada. De concreto somente o encaminhamento dessa reunião com o ministro da Casa Civil”, reclamou o coordenador da bancada amazonense, senador Omar Aziz (PSD-AM) na saída do Palácio do Planalto.

Eram temas do encontro a redução do IPI dos concentrados, pavimentação da rodovia BR-319, aeroportos do interior do Amazonas, porto público de passageiros em Manaus e a retomada do programa “Amazônia Conectada”.

publicidade
publicidade
Em Parintins, Boi Boiola realiza chegada das itens no próximo dia 28
Bolsonaro e Paulo Guedes se contradizem ao falar sobre Zona Franca de Manaus
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.