Publicidade
Manaus
Manaus

Tem tambaqui no bicho

Há 11 anos, feirante rifa peixes ‘gigantes’ diariamente inspirado no jogo do bicho 14/04/2013 às 11:20
Show 1
Mineirinho, o idealizador da rifa, mostra o último ‘gigante’ sorteado na feira
jornal a crítica Manaus (AM)

Já imaginou ganhar um tambaqui de 30 quilos em uma rifa cujo ganhador é conhecido por meio de um jogo do bicho? O sorteio curioso é uma realidade que acontece diariamente na feira Coronel Jorge Teixeira (Manaus Moderna), no Centro, há mais de 11 anos. Os prêmios deram origem a uma coleção de histórias para os vencedores e, principalmente, para o idealizador da rifa, Osmar Ritter, 42, conhecido como “Mineirinho”.

O último gigante de 30 quilos foi rifado nesta sexta-feira (12). O peixe da espécie tambaqui foi pescado no rio Solimões e bastante disputado. A rifa funciona sempre com 25 participantes, mesmo número de animais do jogo do bicho. A procura é tão grande que em dez minutos o caderninho de Mineirinho está cheio de candidatos.

Do início da rifa, geralmente às 7h, até as 13h29, o clima de suspense toma conta da feira. Exatamente às 13h30, os rádios da feira estão sintonizados em uma emissora comunitária para conferir o resultado do jogo do bicho. Na sexta-feira, o locutor anunciou “leão na cabeça”, com o número 16. O tambaqui foi para um feirante da Manaus Moderna. Não há restrição de participantes. Quem estiver na feira pode participar, seja feirante ou cliente.

Mineirinho, que vive em Manaus há 16 anos, contou que se inspirou em uma rifa realizada em uma feira do Rio de Janeiro para repetir a fórmula aqui e ganhar dinheiro. Para se ter uma ideia, ele pagou R$ 690 pelo tambaqui “gigante” e lucrou R$ 310 com a venda de 25 números aos 40 participantes, em apenas um dia.

Ele conta que peixes grandes se tornaram uma raridade na feira Manaus Moderna há, pelo menos, três anos. Segundo ele, ficou muito mais difícil encontrar exemplares maiores devido à pesca predatória que impede que peixes pequenos cresçam. A maioria dos peixes sorteados tem, em média, 12 quilos.

Publicidade
Publicidade