Publicidade
Manaus
25ºC

Clima ameno registrado em Manaus 'não é atípico' para setembro, diz meteorologista

Termômetros marcaram 25°C nesta terça e surpreenderam a população, que esperava o calor de setembro. Segundo especialista do Sipam, fenômeno ocorreu pela formação de nuvens menores que resultaram em chuvas 06/09/2016 às 20:55 - Atualizado em 06/09/2016 às 20:58
Show clima
Clima de 25°C em pleno mês de setembro surpreendeu a população (Foto: Euzivaldo Queiroz)
Alik Menezes Manaus (AM)

Muitas pessoas ficaram surpresas com o clima desta terça-feira (6) em Manaus (céu nublado e temperatura de 25°C), mas o meteorologista Lucas Mendes explicou que o caso não é atípico e pode ocorrer mesmo em meses de verão como setembro, por conta do período de transição da estação seca para a chuvosa.

Os termômetros marcaram 25°C e a previsão para os próximos três dias também é de clima ameno para Manaus e outros municípios do Estado.

Segundo Mendes, que é meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a cidade apresentou a ocorrência de um aglomerado convectivo, o sistema que é uma formação que reúne várias células, nuvens menores, que resultam em chuvas.

“A terça-feira amanheceu com nebulosidade acentuada, devido à propagação de aglomerados convectivos sobre a cidade de Manaus, que ocasionaram chuvas distribuídas pela cidade e se mantém ao longo do dia”, explicou o metereologista.

De acordo com Mendes, novos eventos como estes devem ocorrer durante as próximas semanas. “Estamos  nos aproximando do período de transição da estação seca para chuvosa, onde teremos um aumento da frequência de dias mais instáveis, com maior nebulosidade e chuvas ao longo do dia, incidindo em um maior volume de precipitação (chuva) ao final dos próximos meses”, afirmou.

O especialista esclareceu que, na verdade, não houve um declínio na temperatura mínima, mas uma diminuição na temperatura máxima em decorrência do aumento de nebulosidade. “Com a nebulosidade, temos menor incidência de radiação solar à superfície, neste caso, as temperaturas máximas tendem a ser mais amenas”, disse.

Previsão do tempo

Segundo o Sipam, para amanhã o órgão prevê tempo parcialmente nublado e nublado com chuvas em áreas isoladas. Na sexta-feira a previsão é de tempo nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas.

Segundo Lucas Mendes, a previsão de baixas temperaturas é para boa parte do Amazonas. Em São Paulo de Olivença, a previsão é de mínima de 20º e máxima de 28º hoje, amanhã e na sexta.

Em Eirunepé, a mínima é de 18º e a máxima 31º, com o céu parcialmente nublado. Em Boca do Acre o tempo ficará parcialmente nublado hoje, amanhã e sexta com mínima de 17 e máxima de 30.

Publicidade
Publicidade