Publicidade
Manaus
Manaus

Tempo nublado na capital prejudica pousos e decolagens no aeroporto Eduardo Gomes

Durante o início da manhã desta terça-feira (21), uma névoa úmida impossibilitou pilotos de visualizarem a pista e no início da tarde, durante tempo fechado, diversos semáforos em áreas movimentadas de Manaus apresentaram falhas 21/10/2014 às 16:55
Show 1
Névoa úmida foi registrada no início desta terça-feira (21) no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes
MARIAH BRANDT Manaus (AM)

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, localizado na Zona Oeste de Manaus, operou com dificuldades no início da manhã desta terça-feira (21) por conta de uma névoa que dificultou a visibilidade dos pilotos de aeronaves em função do mau tempo. Segundo informações da divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o motivo da mudança operacional foi uma névoa úmida presente nas imediações do aeroporto desde às 5:37h o que obrigou os pilotos a pousarem com auxílio de instrumentos. O fenômeno em questão se manteve até aproximadamente 7h da manhã e se diversou com o aquecimento diurno da manhã. Este tipo de fenômeno acontece geralmente no inverno do país ou estações de chuva intensa.

A previsão para hoje em Manaus, de acordo com Sipam,, é de céu nublado passando a parcialmente nublado acompanhado de chuvas isoladas durante o período, com temperaturas variando entre variando entre 24ºC a 32ºC, umidade relativa entre 50% a 95% e ventos calmos a fracos de NW-SW.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o presente momento, foi registrado um total de precipitação acumulada igual a 144,6 mm, sendo assim, superior a faixa considerada normal para o período para Manaus que é entre 84mm a 137mm.

Considerando que para o fim do mês de outubro ainda restam 10 dias, diante desses dados, outubro já pode ser classificado como um mês chuvoso, o que não aconteceu no mesmo período em anos anteriores.

Semáforos apagados

Durante a tarde desta terça-feira (21), por volta das 14h o céu estava coberto em grande parte da capital por uma grande névoa escura. Durante o período seis semáforos apresentaram problemas em vias de grande circulação da cidade, como o semáforo da avenida Tefé com a avenida Rodrigo Otávio, avenida Umberto Calderaro com a avenida André Araújo, avenida Leonardo Malcher com Major Gabriel, avenida Getúlio Vargas, avenida Ferreira Pena e avenida Noel Nutels.

Com o acionamento da Amazonas Energia pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) a operação dos semáforos foi realizada em menos de duas horas. 

Publicidade
Publicidade