Sexta-feira, 19 de Abril de 2019
publicidade
1.gif
publicidade
publicidade

Manaus

Terminal 2 do Aeroporto Eduardo Gomes ficará pronto em breve

O Terminal 2, conhecido como Eduardinho, será entregue junto com o 1, dia 14 de dezembro, com capacidade para 645 mil passageiros/ano


17/04/2013 às 11:33

Com um fluxo atual de 180 mil passageiros por ano, a partir de dezembro, o terminal 2 do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, conhecido como Eduardinho, estará com a capacidade operacional ampliada e vai passar a receber 645 mil passageiros anualmente. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), aproximadamente 15% das obras de reforma e ampliação do Terminal de Passageiros 2 (TPS2) estão concluídas e a previsão de entrega do novo terminal é para 14 de dezembro.

Com a conclusão das obras, o terminal 2 vai garantir a estrutura necessária para receber a grande demanda da aviação regional. Somente em março passado, foram registrados 5.833 embarques e 5.529 desembarques, totalizando um movimento de 11.362 passageiros. A área total do TPS 2 passará dos quase 4 mil metros quadrados atuais para pouco mais de 6 mil metros quadrados.

As obras de reforma e ampliação do terminal 2 iniciaram em dezembro passado. Segundo a Infraero, até o momento, a terraplanagem da área e a desmontagem da estrutura e cobertura da lateral do terminal já estão concluídas. Atualmente estão em andamento as obras de fundações e da superestrutura do terminal 2 e da subestação elétrica. Cerca de 30 operários estão trabalhando na construção. A obra foi orçada em R$ 19,49 milhões.

Mudanças

As obras no Terminal de Passageiros 2 do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes contemplarão também a mudança de pisos, ampliação da área de check-in e do estacionamento de veículos, além da construção de uma praça de alimentação, climatização do saguão público e atendimento às normas e legislação sobre acessibilidade e disponibilização de novos equipamentos, dentre eles, esteiras de bagagem.

Na área comercial, os pontos de vendas passarão de 13 para 18, incluindo os serviços, contemplando os seguintes segmentos: lanchonetes, restaurante, chopperia, guarda-volumes, caixas eletrônicos, sala Vip, loja de conveniência, venda de tíquete de Táxi Especial e locadoras de veículos.

Terminal 1

As obras de reforma, ampliação e adequação do Terminal de Passageiros 1 do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes também devem ser concluídas até dezembro. Antes disso, em junho, devem ser entregues o novo saguão, em frente ao aeroporto, as novas salas de embarques nas laterais do aeroporto e o terceiro andar, que foi construído no terraço.

As obras custarão R$ 344 milhões. Com a reforma, o TPS1 terá a área duplicada de 43 mil metros quadrados para mais de 97 mil metros quadrados. O aeroporto terá dois níveis de terminais, sendo um para embarque e outro para desembarque, agilizando o fluxo de passageiros. A capacidade operacional anual será ampliada de 6,4 milhões para 13,5 milhões de passageiros/ano.

publicidade
publicidade
Trecho da avenida Constantino Nery é interditado nesta quarta (17) para obras
Movimentação de viajantes deve crescer 26,4% no Aeroporto de Manaus na Páscoa
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.