Publicidade
Manaus
Manaus

Terminal de Integração II será fechado para reforma neste sábado (13)

O terminal será fechado para reforma a partir de sábado e as linhas de ônibus serão colocadas em quatro pontos de vias do entorno 10/06/2015 às 09:44
Show 1
Atualmente, mais de 200 linhas de coletivos passam pelo T2 e mais de 50 mil usuários passam pelo local todos os dias
kelly melo ---

Usuários do transporte coletivo que passam pelo Terminal de Integração da Cachoeirinha (T2), na Zona Sul, estão preocupados com as mudanças que devem ocorrer no local no próximo fim de semana. A partir de sábado, o T2 será fechado para reforma, temporariamente, e as linhas de ônibus que atendem aos passageiros serão desmembradas para quatro pontos de ônibus localizados nas avenida Carvalho Leal e Itacoatiara, no mesmo bairro. Os usuários temem que haja confusão.

Ontem, a Superintendência Municipal de Transporte Urbanos (SMTU) iniciou uma panfletagem no T2 para orientar aos usuários. A bióloga Eliane Soares, 32, disse que está ciente da mudança, porém acredita que muitas pessoas serão prejudicas porque a integração será feita dentro dos próprios coletivos. “Ou seja, quem usa o cartão passa fácil vai poder pegar outro ônibus sem pagar, mas quem não tem? Vai ficar complicado”, afirmou ela.

Atualmente, mais de 200 linhas de coletivos passam pelo T2 e mais de 50 mil usuários passam pelo local todos os dias.

De acordo com o superintendente da SMTU, Pedro Carvalho, a intervenção é necessária, devido às péssimas condições do terminal. A obra está orçada em aproximadamente R$ 1,2 milhão e contempla a revitalização total do complexo. “A ideia é ampliar as plataformas de embarque e desembarque e, assim, dar mais conforto ao usuário. A intervenção total do terminal é necessária porque vamos mexer em toda a estrutura, mas vamos fazer de tudo para que essa obra seja concluída o quanto antes”, explicou o superintendente.

O prazo para a conclusão da obra, conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) é de 120 dias.

Mudança

Pedro Carvalho explica que as linhas dos coletivos que fazem embarque e desembarque no T2 vão ser deslocadas para paradas de ônibus próximas ao terminal, nas avenida Carvalho Leal e Itacoatiara, porque não foi possível viabilizar um terminal temporário. “Infelizmente, nenhum das ruas naquele perímetro poderia receber um estrutura temporária porque não tem espaço e porque são áreas residenciais. Por isso, os usuários vão ter que fazer a integração dentro dos ônibus”, justificou.

A partir de sábado, as linhas que circulam no T2 vão parar na avenida Carvalho Leal, em frente à Igreja Universal, no sentido bairro/centro, e em frente a Distribuidora Zé Mirim, no sentido Centro/Bairro. Na rua Itacoatiara, o embarque e desembarque de passageiros vão poder ser feitos, no sentido Bairro/Centro, em frente ao supermercado DB, e no sentido oposto, em frente a funerária São Francisco. Para saber as quais linhas vão parar em cada ponto de ônibus, acesse: smtu.manaus.am.gov.br. “A orientação é que os usuários que não utilizam o cartão passa fácil, passem a utilizá-lo, para facilitar o acesso ao coletivo”, orientou Pedro Carvalho.

Proposta

O projeto de revitalização do T2 contempla a substituição da cobertura atual por novas estruturas metálicas que se estenderão para a área de circulação de ônibus. Todo o piso será recuperado e receberá revestimento de alta resistência. O terminal também será ampliado e as vias internas serão totalmente recapeadas. A plataforma de embarque e desembarque do sentido Bairro – Centro será estendida em mais 1,2 metros de largura.


Publicidade
Publicidade