Publicidade
Manaus
ATRASO

Terminal de Ônibus 1 deve entrar em fase de obras, anuncia Prefeitura de Manaus

Há mais de dez anos sem reformas estruturais, o T1 já foi promessa de ser extinto em 2013 e, desde então, só recebeu “reparos” 17/01/2018 às 11:34 - Atualizado em 17/01/2018 às 11:53
Show 154
Foto: Arquivo A Crítica
acritica.com

O Terminal de Ônibus 1, localizado na avenida Constantino Nery, na Zona Sul da capital, deve entrar em fase de obras de reordenamento, anunciou a Prefeitura de Manaus. Há mais de dez anos sem reformas estruturais, o T1 já foi promessa de ser extinto em 2013 e, desde então, só recebeu “reparos”.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) os trabalhos se concentrarão no período noturno com a desmontagem e a retirada dos gradis e das paradas de ônibus da área desativada do terminal. Segundo vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, todo material ficará à disposição da SMTU, para que seja reutilizado na manutenção de outros terminais.

Apesar do anúncio das obras de reordenamento, a Prefeitura de Manaus ainda não elaborou um plano de ação de revitalização do espaço. Durante vistoria feita no T1 por um conjunto de órgãos municipais, ontem, terça-feira (16), toda a estrutura do local foi avaliada, desde a manutenção de banheiros, piso, passando também pelas condições dos vendedores ambulantes do terminal.

Participaram da ação a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), a Subsecretaria Municipal de Abastecimento, Feiras e Mercados (Subsempab) e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).

Lavagem do terminal

De acordo com a prefeitura, na madrugada dessa terça-feira (16) também foi feita uma lavagem na área do Terminal 1 com objetivo de oferecer, “de imediato, um ambiente mais agradável aos usuários”. A limpeza com jatos de água e sabão alcançou os mezaninos onde ficam os banheiros, o teto, as paredes das guaritas, as grades e as plataformas.

A higienização, ainda segundo a prefeitura, deve continuar ao longo de dois dias e outras ações também estão previstas para o local. Conforme a SMTU, os Terminais de Integração da Cidade Nova (T3) e do Jorge Teixeira (T4) também devem receber a programação de limpeza.

Longa promessa

Há mais de dez anos o Terminal de Ônibus 1 da av. Constantino Nery não passa por reformas estruturais. O local, principal ponto de integração para usuários do transporte público naquela região, já foi promessa de ser extinto em 2013 e, desde então, só recebeu “reparos”.

Em junho de 2016 usuários foram surpreendidos com uma “reforma” no local não anunciada pela Prefeitura de Manaus, onde pontos de embarque foram alterados, o que acabou confundindo quem precisou fazer integração no terminal.

Publicidade
Publicidade