Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
publicidade
719c513e-7888-4200-b100-aea96aa600e6_A507A211-1853-45C2-AD41-248853292395.jpg
publicidade
publicidade

REINTEGRAÇÃO

Reintegração de posse em terreno na Col. Antônio Aleixo acontece pacificamente

O local, utilizado por uma comunidade, é de propriedade particular e deverá ser murado para prevenir novas invasões


12/03/2019 às 10:35

A área que foi alvo de reintegração de posse na manhã desta terça-feira (12) no bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste de Manaus, é de propriedade privada. O local pertence a um homem identificado como Ronaldo Leite. O terreno deverá ser murado para prevenir novas invasões.

O engenheiro Fabio Pincole, que foi contratado pelo proprietário do terreno para acompanhar a reintegração de posse, destacou que o local era uma reserva ambiental, mas os invasores acabaram desmatando a área verde. “Essa área é do meu cliente, ele me contratou para acompanhar essa ação. Os invasores invadiram a área que era uma reserva e desmataram tudo. O local tem um nivelamento irregular, mas cerca de 100 famílias residiam aqui. Todas as pessoas foram retiradas com os seus pertencentes”, disse Fábio.

O engenheiro explicou que o proprietário do local também contratou micro-ônibus e caminhões baú para auxiliar a retirada dos pertences dos invasores. “Depois que a Justiça concedeu o mandato de reintegração de posse, contratamos os veículos de transporte. A partir de amanhã vamos colocar murros em todo o terreno, como fez o nosso vizinho”, relatou.

Reintegração pacífica

O mandato de reintegração de posse foi concedido pelo juiz de direito Rosselberto Hímenes, da 7ª Vara Civil de Manaus. Segundo um dos oficiais de justiça que acompanhou a ação, Maurício Gouveia, os ocupantes do terreno foram informados do mandato na última sexta-feira (8). Hoje toda a ação acontece de forma pacífica.

“Chegamos aqui por volta das 6h, mas podemos afirmar que se tratou de uma ação de reintegração de posse totalmente pacífica. Comunicamos os ocupantes desde sexta-feira, e eles estavam avisados sobre as atividades que seriam realizadas aqui nesta semana”, completou.

publicidade

Ocupantes lamentam

Sentado próximo do antigo barraco, que agora foi destruído, o agricultor Roberto da Silva, de 75 anos, afirmou que não tinha outro local para morar em Manaus. Ele é natural do município de Careiro da Várzea, mas vem para a capital no meio da semana para vender verduras na Manaus Moderna. Por conta dos casos de violência no Centro da cidade, o homem preferiu construir um local em uma comunidade.

“Fomos comunicados dessa ação na sexta e por isso ontem realizamos uma manifestação para chamar atenção das autoridades, mas nada adiantou. Estava aqui há seis meses. Dormia no barraco na comunidade, pois tenho medo de ficar lá na Manaus Moderna. Vendo minhas verduras e se eu for pagar hotel, vou voltar para a minha cidade sem nada, por isso decidi construir esse barraco”, lembrou Roberto.

Ainda o agricultor destacou que ficou sabendo da invasão por um conhecido, mas não comprou terreno no local. “Eu não comprei nada aqui, apenas comecei a construir o meu barraco que morava com a minha esposa. A minha filha também tinha um barraco aqui, mas tudo acabou sendo destruído. Estou muito abalado por ter perdido tudo em Manaus”, lamentou.

O estudante Clepsom Santos, de 37 anos, morava em um barraco na comunidade há dez meses, acompanhado do filho e da esposa. Após a reintegração, o homem retirou os poucos pertences que sobraram.

“Fomos avisados na sexta, mas pensávamos que a Polícia ainda iria demorar para cumprir a decisão. Eles não deram nem um prazo sequer para retirarmos as nossas coisas, foi tudo muito rápido. Minha irmã que comprou esse meu terreno aqui, porque estou desempregado e não tinha um local para morar. Agora, permaneço assim. Não sei para onde irei ou para onde levarei esse colchão que sobrou das nossas coisas”, finalizou.

publicidade
publicidade
Sargento da PM baleado na boca no Alvorada não corre risco de morte
Homem é morto com oito facadas em rua do Colônia Antônio Aleixo
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.