Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020
TESTES E MASSA

Testagem de profissionais da educação pública do AM tem início em Manaus

Profissionais estão sendo testados no Sambódromo, Zona Oeste da capital. Os agendamentos estão sendo feitos por meio do aplicativo SASI, disponível para Android e IOs



8d32702b-b92e-4c33-ba43-b4d3ccd1e192_8E9B976C-043E-4FB6-86DA-6628D2442BC4.jpg Foto: Euzivaldo Queiroz
18/08/2020 às 12:05

A partir de hoje (18), os profissionais de educação da rede pública do Amazonas começam a receber as testagens para detecção do novo coronavírus (Covid-19). Pelo menos 300 pessoas devem ser testadas nesta terça-feira, até às 14 horas, no Centro de Convenções de Manaus - Sambódromo, zona Oeste da capital.

A secretária adjunta da capital da Secretaria do Estado de Educação (Seduc), Arlete Mendonça, explica que os profissionais precisam agendar suas testagens por meio do aplicativo SASI.



"Nos primeiros minutos de ontem, nós tivemos mais de mil agendamentos. É claro que esses agendamentos ocorrerão em dias e horários diferentes", explicou. "Nossa expectativa é atender, no dia de hoje, 300 pessoas, pelo que foi agendado. O agendamento é feito pelo sistema e a nossa equipe está sendo ampliada para atender em outro polo que é a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas", destacou.

De acordo com Arlete Mendonça, o profissional que tiver a testagem positiva para o vírus, ficará afastado da unidade escolar. Ela garante ainda que a Seduc está preparada para suprir a falta desse profissional nas salas de aula.

"É importante ressaltar principalmente aos pais que, dependendo do resultado daquele profissional, ele terá um afastamento de sete a quatorze dias, conforme o Ministério da Saúde. Não se preocupem que esse afastamento, de forma nenhuma, vai rescindir na falta de professor em sala de aula", comentou ainda.

A testagem em massa de profissionais da rede pública de educação do Amazonas está incluída em algumas das novas medidas de vigilância em saúde nas escolas. Para ter acesso ao teste, o profissional precisa baixar o aplicativo chamado SASi. Na plataforma, eles encontrarão a disponibilidade de locais, dias e horários.

O servidor basta ir até o local indicado no dia e horário agendados, ele será submetido ao teste e após duas horas, terá seu resultado disponibilizado em seu próprio endereço de e-mail. Para o atendimento, é necessário a apresentação de documento oficial com foto e um contracheque da Secretaria de Educação atualizado.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.