"Tínhamos dificuldades em discutir desenvolvimento sustentável", diz FHC durante Fórum de Sustentabilidade
O ex-presidente foi o primeiro palestrante do 2º dia e relatou as dificuldades enfrentadas pelos países em desenvolvimento para aderir o desenvolvimento sustentável 24/03/2012 às 18:50
O segundo dia do 3º Fórum Mundial de Sustentabilidade, nesta sexta-feira (23), em Manaus, contou com a palestra do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sobre o desafio do desenvolvimento sustentável, principalmente para os países em desenvolvimento.
Fernando Henrique iniciou seu discurso dando um panorama sobre a mudança de pensamento dos dirigentes de países em desenvolvimento desde o encontro em 72, em Estocolmo, até os dias atuais. “Na década de 70 era fácil ouvir as pessoas elogiarem a poluição, pois era sinal de desenvolvimento. Os países tinham muita dificuldade em discutir desenvolvimento sustentável", lembra.
Segundo o ex-presidente, temas como sustentabilidade e economia verde só começaram a ser tratados após os estudos do buraco na camada de ozônio, o que acarretou maior interesse na discussão do tema na conferência no Rio de Janeiro em 1992.
Quanto aos atuais desafios, FHC falou que acima de tudo é necessário se preocupar em preservar o meio ambiente. “É um atraso pensar que destruir a floresta é a solução, quando é totalmente ao contrário”, disse Fernando Henrique.
Segundo FHC, é necessário haver maior interesse por parte dos parlamentares sobre o tema. “Atualmente vemos que os jovens estão discutindo bastante a Sustentabilidade. Esse mesmo interesse não é visto nos partidos políticos, por exemplo”, relata.
O ex-presidente afirma ainda que o Brasil possui condições de encarar os desafios de forma positiva: “Nós temos a floresta Amazônica e ao mesmo tempo estamos crescendo industrialmente. É necessário fazermos com que seja possível o desenvolvimento sustentável no país”.
Fernando Henrique disse ainda que pensar em uma solução urgente para o meio ambiente trata-se de uma questão moral: “O desafio de por em prática o desenvolvimento sustentável é uma questão moral, de vida”, conta lembrando que as mudanças climáticas interferem diretamente na vida dos seres vivos.
“As mudanças climáticas acarretarão na extinção de várias espécies de animais. É preciso manter o foco: Se não cuidamos do meio ambiente os mais pobres como os africanos serão os mais afetados”, conclui.
“Declaração”
O discurso descontraído do ex-presidente foi surpreendido com a participação da ex-deputada federal Beth Azize, que “invadiu” o palco no momento em que FHC fazia seu pronunciamento.
+ Manaus
-
Com 10 milionários, patrimônio de deputados estaduai...
-
'Rocam Moto' deve iniciar policiamento neste primeir...
-
Raquel Dodge defende igualdade de gênero no serviço ...
-
Conselho de Odontologia publica edital de concurso c...
-
Tráfico de drogas representa 71% das chamadas do Dis...
-
DPE pede cassação do registro de médico que agrediu ...
-
Conselho Regional de Enfermagem realiza caminhada em...
-
Jovem que arrancou lábio durante briga alega legítim...
-
Jovem que teve lábio arrancado agradece em vídeo men...
Veja também
- Tudo que se sabe sobre a agressão de uma adolescente em parto no AM
- Após afastar médico, Instituto cobra que autor do vídeo seja punido
- Sine Manaus seleciona para 29 vagas de emprego nesta sexta (22)
- Taxistas e mototaxistas percorrem e fecham avenidas em manifestação
- Bebê é sequestrado de maternidade em Manaus, diz mãe a policiais; Susam nega
- Jovem de 19 anos morde e arranca lábio de funcionária pública em briga
- Susam pede afastamento de médico que agride mulher em parto
- Manaus busca reforços e presidente afirma: 'As conversas estão bastante adiantadas'