Sábado, 07 de Dezembro de 2019
DIA DO PATRIMÔNIO

Tour pelo centro de Manaus vai debater Patrimônio Cultural das cidades amazônicas

Atividades alusivas ao Dia do Patrimônio Cultural, neste sábado (17), contam com tour guiado pelo Prof. Dr. Otoni Mesquita, além de palestras e exposições. Interessados devem realizar inscrições pela internet



show_show_1_03E286B3-5CA3-4258-919A-30DF856F38B3.jpg Foto: Arquivo/AC
15/08/2019 às 18:06

O dia 17 de agosto é o Dia do Patrimônio Cultural, data criada para homenagear o nascimento (17/08/1898) do primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rodrigo Melo Franco de Andrade. Para celebrar a data, diversas atividades alusivas ao Centro Histórico de Manaus e à cultura amazonense estão marcadas para ocorrer neste fim de semana.

Neste sábado (17), um circuito cultural a pé será realizado, do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Porto de Manaus até o Palacete Provincial, guiado pelo Prof. Dr. Otoni Mesquita, autor do livro Manaus- História e Arquitetura.



O roteiro terá concentração inicial, a partir das 8h, em frente à sede do Iphan-Am - Travessa Vivaldo Lima, 13 - Centro, Manaus - e seguirá pelo interior do Porto de Manaus. O evento tem uma particularidade: como a área do porto de Manaus é privada, essa será uma chance para a população conhecer esse conjunto, tombado pelo Iphan desde 1987.

O Circuito Cultural finalizará no Palacete Provincial, espaço que abriga cinco museus, que estarão abertos à visitação gratuita no Dia do Patrimônio. São eles o Museu Numismática, Museu da Imagem e do Som do Amazonas, Pinacoteca do Estado, Museu de Arqueologia e Museu Tiradentes, além do Ateliê de Restauro de Obras de Arte.  

No mesmo dia, a partir das 13h30, o Palácio da Justiça será aberto para abrigar visitações e ciclo de palestras e debates sobre Patrimônio Cultural. As 16h, o público inscrito será direcionado para um Sarau do Grupo Vocal dos Corpos Artísticos, no Hall do Teatro Amazonas, seguido de uma visita guiada no interior da edificação, símbolo do ciclo econômico da borracha em Manaus.

Às 18h, em frente ao Teatro Amazonas, os participantes poderão prestigiar a Roda de Salvaguarda da Capoeira, com mestres e capoeiristas do Amazonas. Posteriormente, às 20h o público poderá assistir gratuitamente ao espetáculo “A quem será que se destina” do Corpo de Dança do Amazonas.

Os interessados em participar das atividades do Dia do Patrimônio, em virtude de um número limitado de vagas para algumas das atividades, deverão fazer inscrição pela internet (clique aqui), indicando quais atividades deseja participar.

As atividades são realizadas pela Superintendência do Iphan-AM e a Secretaria de Estado de Cultura no Amazonas (SEC).

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.