Terça-feira, 16 de Julho de 2019
IMPASSE

Dissídio de trabalhadores da construção civil vai a julgamento no TRT11 após desacordo

Trabalhadores e empresários não entraram em consenso na cláusula referente ao reajuste do salário da categoria, no que diz respeito à redução do piso salarial, entre outras



trt.JPG Foto: Divulgação
02/02/2018 às 10:50

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial, Construção e Montagem de Gasoduto e Oleodutos e Engenharia Consultiva de Manaus/AM (Sintracomec) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Amazonas (Sinduscon) não entraram em acordo sobre as condições de trabalho da categoria.

A mediação foi conduzida em audiência realizada nessa quinta-feira (1°) pela desembargadora Eleonora Saunier, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11), em Manaus, na sede do órgão, localizado no Centro de Manaus.

No dissídio coletivo nº 0000310-82.2017.5.11.0000, ajuizado pelo Sinduscon em junho de 2017, a categoria reivindica o reajuste salarial, entre outros pleitos. Uma primeira audiência de conciliação ocorreu em agosto do ano passado, porém sem sucesso.

Tanto o sindicato dos trabalhadores quanto o dos empresários declararam que desde a última audiência do dissídio, realizada no TRT11 em novembro de 2017, até a presente data, as partes se reuniram em diversas tentativas de acordo. Porém, não houve consenso na cláusula referente ao reajuste do salário da categoria, no que diz respeito à redução do piso salarial, entre outras.

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região, Jorsinei Dourado do Nascimento, estava presente na audiência, colocando-se a disposição dos sindicatos envolvidos no presente dissídio coletivo caso ainda queiram tentar a conciliação antes do julgamento do processo.

Diante da impossibilidade de acordo na audiência dessa quinta-feira, a desembargadora Eleonora Saunier encerrou a instrução processual e, com base art. 864 da CLT, submeteu o processo a julgamento, tendo como relator o vice-presidente do TRT11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.