Trabalhadores do PIM prometem novo protesto em Manaus
Na manhã desta sexta-feira (31), diversos trabalhadores realizaram uma manifestação no Centro de Manaus contra o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS)

Trabalhadores do setores da construção civil, saúde, naval e metalúrgicos do Polo Industrial de Manaus (PIM) se reuniram na praça Heliodoro Balbi, no Centro de Manaus, na manhã desta sexta-feira (31) para protestar contra a lentidão do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) nas perícias para concessão de benefício por invalidez ou acidentes de trabalho. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Civil no Amazonas (Sintracomec-AM), Cícero Custódio, um novo protesto será realizado em 20 dias e pretende reunir 20 mil trabalhadores.
“Estamos aqui com faixas, cartazes, carro de som para protestar. Essa é uma manifestação de alerta. Daqui a 20 dias vamos reunir trabalhadores de todas as categorias e se for preciso vamos até Brasília para denunciar o INSS do Amazonas”, ressaltou.
Ainda segundo Cícero, o descaso do INSS com casos de lesão por esforço repetitivo (LER) e em outros acidentes de trabalho é absurdo. Somente no setor de construção civil, são cerca de cinco mil trabalhadores “encostados”. O maior índice de lesões é na coluna ou foi causado por fraturas nos braços e pernas.