Publicidade
Manaus
EMPREGO

Trabalhadores formam filas imensas na sede da Seminf em busca de vagas de emprego

Secretaria Municipal de Infraestrutura anunciou na semana passada abertura de um processo seletivo com mais de 300 vagas para pedreiros e serventes 21/05/2018 às 08:52 - Atualizado em 21/05/2018 às 09:00
Show 87104504 e91d 4022 acc6 851fe43cccf8
Foto: Winnetou Almeida
Amanda Guimarães Manaus (AM)

Trabalhadores que estão sem atuar no mercado de trabalho formaram filas imensas na manhã desta segunda-feira (21), nos arredores da sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), no bairro Aleixo, na Zona Centro-Sul de Manaus, que anunciou a abertura de um processo seletivo com mais de 300 vagas para pedreiros e serventes. As inscrições começaram a ser feitas hoje e seguem até a próxima sexta-feira (25).

Conforme noticiado pelo Portal A Crítica, desde desse sábado (10) desempregados começaram a formar uma fila em frente à secretaria municipal. Nesta segunda (21), por volta das 7h30, a reportagem esteve no local e presenciou a presença de uma multidão. A Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM) estimou 3 mil pessoas presentes. Uma das pontas da fila foi parar em frente ao Residencial Adrianópolis, na Rua José de Arimateia.

O desempregado Marcelo Monteiro Bezerra, 30, contou que chegou próximo a secretaria por volta das 7h50. Ele era um dos últimos de uma das filas gigantescas registradas na manhã de hoje. “Acabei de chegar aqui e já vi o tamanho das filas. A tendência é permanecer aqui até o fim, porque uma oportunidade dessa é muito boa. O importante é meu currículo ser analisado. Estou desempregado há cinco meses. Quero voltar a trabalhar”, disse Marcelo.

O pedreiro Francisco Alves, 50, que também estava no final de uma das filas para a seleção, comentou que nunca tinha visto tanta gente. “Participei durante esses dois anos que estou desempregado de várias seleções, mas nunca tinha visto tanta gente. Estou na esperança de pelo menos receber o documento da Seminf, porque preciso desse emprego”, completou.

Desistência

Por conta das filas, houve também quem desistisse de participar da seleção. O carpinteiro Alexandre Santana, 36, chegou por volta das 8h e afirmou que vai tentar novamente na próxima vez. “Não tem como permanecer aqui. Chegamos agora e me falaram das filas imensas. Estou desempregado há dois anos, mas dessa vez vou desistir. Acredito que não vale a pena espera, porque são poucas vagas para quantidade de pessoas”, destacou.

Seleção

Os salários para os profissionais e que forem contratados são de R$ 969,79 para o cargo de pedreiro e R$ 954 para o de servente, conforme edital publicado, na última quarta-feira (16), na edição 4363 do Diário Oficial do Município (acesse o edital).

Além da remuneração mensal, os contratados vão receber auxílio-transporte e auxílio-alimentação. A carga horária para os dois cargos é de 40 horas semanais (8 horas diárias). De acordo com o edital, dez vagas de servente e três de pedreiro são destinadas a Pessoas Com Deficiência. Também haverá formação de cadastro de reserva.

Publicidade
Publicidade