Publicidade
Manaus
Manaus

Traficante de facção criminosa ligada ao PCC em Manaus é preso

Investigações da polícia mostram que o PCN demarcou a cidade de Manaus onde cada traficante atua, entre eles: José Roberto Fernandes, o ‘Zé Roberto da Compensa’, João Pinto Carioca, o ‘João Branco’ e Gelson Carnaúba 24/06/2013 às 09:34
Show 1
O traficante Jonas da Silva Viana, 24, é integrante da facção criminosa do Primeiro Comando do Norte (PCN), que comando o tráfico de drogas, assaltos e execuções
Bruna Souza Manaus, AM

O traficante Jonas da Silva Viana, 24, foi preso na noite de domingo (23), por volta das 22h, na travessa Tomaz Ribeiro, antiga 24 de maio, no bairro da Compensa, na Zona Oeste de Manaus, após denúncias anônimas que informaram onde o suspeito se escondia da polícia. Jonas é integrante da facção criminosa do Primeiro Comando do Norte (PCN), que comanda o tráfico de drogas, assaltos e execuções na região norte e recebe orientações do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Policiais militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) foram acionados pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), depois do registro de uma ocorrência anônima que informava a localização do traficante que já era procurado pela polícia. O informante disse que o suspeito estava vendendo drogas no endereço especificado e que se tratava de um rapaz moreno, de estatura baixa e que utilizava uma motocicleta, modelo Twister de cor amarela.

Os policiais ao chegarem ao local, viram Jonas chegando à residência na motocicleta informada e abordaram o suspeito. Inicialmente, a polícia encontrou uma trouxinha de entorpecentes e depois de uma revista, o mesmo informou ter mais drogas escondidas na casa.

No quarto do suspeito, dentro de uma bolsa escondida no guarda-roupa, a polícia apreendeu mais sete trouxinhas de pasta base de cocaína, uma porção de maconha, uma porção de cocaína, quatro celulares, três trituradores, um cachimbo, um caderno com a movimentação do tráfico R$ 148 e U$1. Jonas é apontador como o contador da quadrilha.


Jonas foi levado ao 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP) onde foi autuado por tráfico de drogas, previsto no Artigo 33 do Código Penal Brasileiro (CPB). O suspeito será encaminhado à cadeia pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa nesta segunda-feira (24).

Facção Criminosa

Investigações da polícia mostram que o PCN demarcou a cidade de Manaus onde cada traficante, entre eles: José Roberto Fernandes, o ‘Zé Roberto da Compensa’, João Pinto Carioca, o ‘João Branco’ e Gelson Carnaúba, comandam áreas específicas e funcionam como uma espécie de consórcio do tráfico.

O bando costuma acumular grandes somas de dinheiro e envia aos produtores dos entorpecentes no Peru e Colômbia. As drogas são mandadas por etapas, para não serem interceptadas pela polícia. O PCC ajuda a organizar o negócio da facção criminosa e a enfrentar as ações da polícia.


Publicidade
Publicidade