Publicidade
Manaus
SEGURANÇA

Tráfico de drogas representa 71% das chamadas do Disque-Denúncia, diz SSP-AM

No primeiro mês deste ano, foram recebidas 873 denúncias, das quais 622 foram referentes ao tráfico de entorpecentes 22/02/2019 às 15:55
Show 181 c4970e2c 26e5 45f4 8da3 d32bfae65c64
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apontam que 71,24% das denúncias recebidas em janeiro deste ano pelo 181, número do Disque-Denúncia da Secretaria, foram referentes ao tráfico de entorpecentes.

No primeiro mês deste ano, foram recebidas 873 denúncias, das quais 622 foram referentes ao tráfico de entorpecentes. O dado é semelhante ao do início do ano passado, quando foram recebidas 879 ligações da população. No ano inteiro de 2018, foram quase 11 mil denúncias.

O secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, determinou intensificação no combate ao crime organizado e ao narcotráfico. Nos primeiros 45 dias deste ano, cinco operações de maior porte foram realizadas no Estado, sendo quatro na capital amazonense, resultando na prisão de mais de cem infratores.

Bonates ressaltou a importância das denúncias feitas via 181 e disse que conta com o auxílio da população. “O trabalho do 181 e a participação da população é fundamental. Houve um acréscimo no número de denúncias e isso é um sinal positivo de que a população acredita no trabalho da polícia. Se nos ajudar, esse resultado tende a refletir na redução dos indicadores. Nós pedimos à população, continue ajudando a polícia, continue ajudando a sua comunidade e nos passe a informação pelo 181 de qualquer infração no seu bairro, na sua rua, na sua comunidade, para que possamos investigar e lhe dar mais segurança”, disse o secretário.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Ayrton Norte, as denúncias auxiliam os policiais militares nas abordagens e no planejamento das operações.

“Nosso trabalho é voltado ao cidadão de bem e nós pedimos que a população denuncie por meio do 181. A PM está nas ruas e essas denúncias são bem-vindas”, disse o coronel.

Crimes

O segundo maior número de denúncias recebidas via 181, neste ano, foi referente a roubos e furtos. No mês de janeiro, foram recebidas 60 denúncias deste tipo de crime, um aumento de 5,2% se comparadas com as 57 denúncias recebidas no mesmo período do ano passado.

Foram registradas, ainda, 42 denúncias da localização de possíveis foragidos do sistema prisional do Amazonas, além de 36 ligações solicitando policiamento em áreas com elevado índice de criminalidade.

Das 873 denúncias de janeiro, 644 foram recebidas de moradores de três zonas da capital amazonense, sendo 271 da zona norte, 245 da zona leste e 128 da zona sul.

Foram registradas, ainda, denúncias referentes a homicídios, maus tratos de idosos, violência doméstica e ou familiar, corrupção ou maus tratos de menores, formação de quadrilha e estelionato.

Publicidade
Publicidade