Publicidade
Manaus
Manaus

Tranquilidade no primeiro dia de matrícula de alunos novos do Ensino Fundamental, em Manaus

Após dois dias de filas e cadeiras amarradas nos portões das escolas da rede pública, pais conseguiram vagas nas primeiras horas desta terça-feira (20). Na quarta (21) e quinta (22), será a vez dos alunos do 3° ao 9° ano do EF e EJA 20/01/2015 às 08:48
Show 1
Apesar das matrículas em clima de tranquilidade, 'fila' de cadeiras já está 'a postos' para próximas fases
acritica.com Manaus (AM)

Apesar das filas que se formaram na frente das escolas públicas nos últimos dois dias, em uma “corrida” dos pais para garantir uma vaga para os filhos, as primeiras horas de matrículas dos alunos novos do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública, que começaram nesta terça-feira (20), foram de tranquilidade.

Por volta das 8h30 de ontem as filas já haviam acabado e, a maioria dos pais que esperavam na porta das escolas, atendidos. Foi o caso de Antonio Hermes Ferreira, 56, que foi tentar matricular o neto na escola municipal Governador Danilo de Matos Areosa, no bairro Grande Vitória, Zona Leste de Manaus. Preocupado em perder a vaga, ele foi para a fila que se formou na frente da escola às 6h desta terça-feira e esperou 2 horas até a abertura dos portões. Mas, depois que as matrículas começaram, às 8h, o atendimento foi rápido, relatou Antonio. “Foi rápido, é só ter um pouco de paciência. Hoje fiz a matrícula do meu neto e ontem fiz a do meu filho, assim também”, contou.

Na escola estadual Francisca Mendes, no bairro São José 2, Zona Leste, José Ribamar Nunes também não encontrou dificuldades para fazer a matrícula do sobrinho, que cursará o terceiro ano do Ensino Fundamental. "Hoje fiz a matrícula do meu sobrinho e amanhã vou fazer a da minha sobrinha, também aqui na escola. Espero que esteja como hoje, que não tenha muita gente", disse.

Calendário

Na segunda-feira foram feitas as matrículas de alunos novos da Educação Infantil da rede municipal. Até o final da tarde, aproximadamente 18 mil novos alunos foram matriculados, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).  

Na quarta (21) e quinta-feira (22), será a vez das matrículas para alunos do 3° ao 9° ano do Ensino Fundamental e EJA; e, também na quinta-feira (22), serão realizadas as matrículas para alunos do Ensino Médio e EJA.

População escolar

 No total, já são mais de 180 mil estudantes matriculados em escolas da rede municipal.  Para o ano letivo de 2015, a Semed acredita em um crescimento de 6,02% do número de alunos matriculados, chegando a 242.433 estudantes na rede municipal, dos quais aproximadamente 25 mil serão novatos. Porém, a rede municipal tem capacidade para atender mais de 274 mil alunos. Até a última sexta-feira (16) mais de 162,8 mil alunos da rede confirmaram a rematrícula para este ano.

Evite filas

Para evitar filas desnecessárias, as secretarias de Estado e Município orientam os pais a fazerem as matriculas em qualquer escola, municipal ou estadual, mesmo não sendo a unidade de ensino de destino do aluno. Caso não haja vaga na escola desejada, o sistema apontará uma escola mais próxima que tenha vaga disponível. Os interessados devem procurar um dos mais de 600 postos de matrículas disponíveis, mas, primeiro, é necessário realizar o cadastro no site www.matriculas.am.gov.br.

Documentos

No ato da matrícula, o aluno deve apresentar os seguintes documentos: comprovante de escolaridade atualizado, original e cópia da Certidão de Registro Civil, Certidão de Casamento ou Cédula de Identidade, (no caso de alunos do ensino médio é obrigatória a apresentação da certidão de nascimento e da cédula de identidade), original e cópia do CPF (obrigatório para os alunos do Ensino Médio), comprovante de residência (fatura de água, energia elétrica ou de telefone do último mês que anteceder a matrícula), cartão de vacinação e duas fotos 3X4 recentes. Em caso de aluno portador de necessidade especial, deve-se apresentar atestado médico comprovando deficiência do aluno.

Publicidade
Publicidade