Publicidade
Manaus
Compras de Natal

Policiamento reforçado e vagas de estacionamento facilitam compras no Centro

Com policiamento reforçado e mais vagas de estacionamento, consumidor aproveita para ir às lojas do Centro 05/12/2016 às 05:00
Show foto
Policiamento foi reforçado nos comércios do Centro por conta das compras de fim de ano; policiais militares monitoram a área em viaturas e também a pé (Foto: Márcio Silva)
Silane Souza Manaus (AM)

A presença de policiais nas ruas do comércio do Centro e a liberação de novas vagas para estacionamento de veículo deixou os consumidores mais tranquilos para fazerem as compras de final de ano. No fim de semana, uma multidão de pessoas foi àquela área, mas para os comerciantes, as vendas ainda seguem baixas na comparação com o mesmo período de 2015. A expectativa é que melhorem a partir da próxima quinzena. 

A dona de casa Marivania de Oliveira, 27, foi uma das consumidoras que se sentiu à vontade para comprar os presentes de Natal, por conta do aparato de segurança que viu no Centro. “Tem agente de trânsito dando orientações para os motoristas e policias passando a todo o momento. Eu ainda não tinha visto este lugar com essa organização. Isso é bom porque nos deixa mais confortáveis na hora de vir fazer as compras”, disse. 

A administradora Maria Lima, 37, só não aprovou a presença de flanelinhas na via liberada para estacionamento. Para ela, devia haver fiscalização para coibir a prática. “Tem muita gente que deixa de vir ao Centro por causa da falta de estacionamento e não adianta ter mais vagas se os flanelinhas tomam conta. Tinha que haver fiscalização, pois corremos perigos, alguns flanelinhas intimidam quando ninguém quer pagar”, lembrou.

Para muitos, as medidas tomadas pelo poder público para o fim de ano deveriam ser permanentes, visto que o Centro concentra a principal área comercial da cidade. “Não é só no fim do ano que o movimento aumenta, há muita movimentação no decorrer de todo o ano. Mas, na maioria das vezes, o consumidor fica à mercê dos assaltantes. Tinha que ter essa segurança e vaga para estacionamento o tempo todo”, disse o autônomo José de Jesus, 24.

Comércio

As vendas do final de ano não estão tão boas quanto gostariam os comerciantes, mas a expectativa é que o movimento de consumidores se intensifique nos próximos dias. “A crise tem prejudicado muito e este ano está sendo pior do que o ano passado. Mas estamos com expectativa de que as vendas deste fim de ano comecem a melhorar depois do dia 15, já que as pessoas costumam deixar para comprar tudo na última hora”, disse a gerente de uma loja de confecções, Ana Luiza.

Vaga para estacionamento e policiamento reforçado

Desde o dia 1º de dezembro há em torno de 160 vagas a mais para estacionamento de veículos disponíveis na avenida 7 de Setembro, no Centro. As áreas ficam liberadas até o dia 1º de janeiro de 2017, quando encerra a “Operação Natal” lançada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) para monitoramento do trânsito no período natalino.
 
O estacionamento fica permitido na 7 de Setembro, temporariamente, nos trechos entre as ruas da Instalação e Joaquim Sarmento (atrás da Igreja da Matriz); entre as ruas Rui Barbosa e Barroso e na lateral da Praça da Polícia.

O estacionamento de veículos foi liberado pelo Manaustrans na avenida 7 de Setembro, mas só até o dia 1° de janeiro (Foto: Márcio Silva)

A “Operação Natal”, também é realizada pela Polícia Militar do Amazonas para reprimir a criminalidade e garantir a tranquilidade dos cidadãos neste período em que o comércio fica aquecido com o pagamento do 13º salário e a realização das tradicionais festas de fim de ano. Mais de 900 policiais militares fazem parte das ações de patrulhamento ostensivo motorizados e policiamento a pé em toda a capital.

Um ônibus da Polícia Militar fica estacionado na avenida Eduardo Ribeiro (Foto: Márcio Silva)

Em números

200 agentes do Manaustrans estão envolvidos no monitoramento do trânsito na “Operação Natal”. As ações serão executadas todos os dias, das 8h às 22h nas ruas do Centro e demais áreas comerciais da cidade; e das 10h às 23h próximo aos shoppings centers.

A Polícia Militar informou que está atuando com os três grandes comandos que compreendem: Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento do Interior (CPI) e Comando de Policiamento Especializado (CPE), além de todos os policiais militares que atuam na administração e serviço extra.

As câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) serão usadas para ajudar no policiamento ostensivo, auxiliando em pontos de grande movimentação de pessoas ou parada de ônibus coletivos.

Publicidade
Publicidade