Publicidade
Manaus
Manaus

Transição de estação pode trazer tempestades, vendavais e até chuva de granizo, diz Inmet

A previsão é de chuvas abaixo da média no inverno amazônico, mas com riscos de tempestade, alerta Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) 12/11/2014 às 22:42
Show 1
De acordo com Gustavo Ribeiro, média pluviométrica deve ser menor este ano, mas o período é propício para temporais
Perla Soares Manaus (AM)

A cidade de Manaus está passando pela transição do período seco para o chuvoso, época propícia para tempestades, vendavais e até chuva de granizo. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

No entanto, segundo  o meteorologista Gustavo Ribeiro, a previsão climática para os meses de novembro, dezembro e janeiro é de chuvas abaixo da média. O que não é preocupante, explica ele, uma vez que estamos apenas “entrando” no período chuvoso. “O que vai acontecer é que vai chover menos, mas vai chover. Seria preocupante se no período chuvoso tivemos previsão de chuvas acima do normal, pois estaríamos potencializando o que é o já é bastante”, disse Gustavo, explicando que, aí sim, os impactos poderiam ser negativos. 

Segundo o especialista, essa transição, com períodos intercalados de forte calor com outros de chuva, forma as chamadas Nuvens de Grande Desenvolvimento Vertical, que causam rajadas de vento, trovoadas, tempestades e até chuvas de granizo que, muitas vezes, nem chega a ser sentido, uma vez que o granizo dissolve à medida que entra em contato com o tempo quente e úmido da região.

De acordo com ele, os meses de outubro e novembro são considerados meses de transição e instabilidades são comuns nessa época. “Meses de outubro e novembro são considerados tempo de mais chuvas, mas também podemos observar a intercalação de dias quentes com dias chuvosos. Um exemplo foi no último domingo, quando choveu bastante: foi contabilizado 89 milímetros de chuva neste dia, das 8h até as 8h de segunda-feira, que são os horários em que são feitas as leituras”, disse.  

Publicidade
Publicidade