Sábado, 06 de Junho de 2020
Manaus

Transição de estação pode trazer tempestades, vendavais e até chuva de granizo, diz Inmet

A previsão é de chuvas abaixo da média no inverno amazônico, mas com riscos de tempestade, alerta Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)



1.jpg De acordo com Gustavo Ribeiro, média pluviométrica deve ser menor este ano, mas o período é propício para temporais
12/11/2014 às 22:42

A cidade de Manaus está passando pela transição do período seco para o chuvoso, época propícia para tempestades, vendavais e até chuva de granizo. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

No entanto, segundo  o meteorologista Gustavo Ribeiro, a previsão climática para os meses de novembro, dezembro e janeiro é de chuvas abaixo da média. O que não é preocupante, explica ele, uma vez que estamos apenas “entrando” no período chuvoso. “O que vai acontecer é que vai chover menos, mas vai chover. Seria preocupante se no período chuvoso tivemos previsão de chuvas acima do normal, pois estaríamos potencializando o que é o já é bastante”, disse Gustavo, explicando que, aí sim, os impactos poderiam ser negativos. 



Segundo o especialista, essa transição, com períodos intercalados de forte calor com outros de chuva, forma as chamadas Nuvens de Grande Desenvolvimento Vertical, que causam rajadas de vento, trovoadas, tempestades e até chuvas de granizo que, muitas vezes, nem chega a ser sentido, uma vez que o granizo dissolve à medida que entra em contato com o tempo quente e úmido da região.

De acordo com ele, os meses de outubro e novembro são considerados meses de transição e instabilidades são comuns nessa época. “Meses de outubro e novembro são considerados tempo de mais chuvas, mas também podemos observar a intercalação de dias quentes com dias chuvosos. Um exemplo foi no último domingo, quando choveu bastante: foi contabilizado 89 milímetros de chuva neste dia, das 8h até as 8h de segunda-feira, que são os horários em que são feitas as leituras”, disse.  


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.