Publicidade
Manaus
Manaus

Trânsito de Manaus: Ciclistas dever ter espaços reservados até final de 2013

A cidade deverá receber as obras para a organização dos primeiros espaços destinados a ciclovias e ciclofaixas no trecho entre o Boulevard até a Ponta Negra 16/05/2013 às 10:58
Show 1
Primeiro trecho escolhido pela prefeitura contempla percurso que vai do Boulevard Álvaro Maia até a Ponta Negra
Ana Celia Ossame ---

Enquanto algumas cidades brasileiras já evoluíram ao ponto de criarem legislação determinando multa aos motoristas que desrespeitam ciclistas, em Manaus isso ainda vai demorar a acontecer. Mas pelo menos até o final do ano, a cidade deverá receber as obras para a organização dos primeiros espaços destinados a ciclovias e ciclofaixas no trecho compreendido entre o Boulevard Álvaro Maia, na Zona Centro-Sul, até a Ponta Negra, Zona Oeste.

O diretor de Planejamento do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Laurent Troost, disse que a escolha desse percurso deu-se para se aproveitar a infraestrutura já existente, sem necessidade de reduzir em muito as faixas em muitos trechos.

Em São Paulo, de acordo com notícias da imprensa daquele estado, um motorista é multado a cada hora, em média, por desrespeitar ciclistas. Há um ano, o estado lançou um programa lançado visando proteger as pessoas que andam de bicicleta na capital, com ampliação da fiscalização de infrações que põem ciclistas em risco.

COMISSÃO

Em Manaus também, já está em atividade desde o último dia 23 de abril, a Comissão de Ordenamento da Mobilidade Urbana e Rural para os Ciclista do Amazonas, que são aqueles que usam bicicleta para trabalhar, competir, entretenimento e lazer e turismo. Criada pelo  Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Am), a comissão é presidida por Jordan Fonseca, do Grupo Pedala Amazonas, cuja prioridade é desenvolver ações voltadas para a educação, segurança e formação de infraestrutura com objetivo de melhorar a convivência no trânsito entre os motoristas e as pessoas que usam bicicletas.

Com reuniões agendadas todas as segundas-feiras, a partir das 19h, na sede do Detran, a comissão pretende efetuar o cadastramento dos que usam bibicletas e pensa em campanhas de educação não só para os motoristas, mas também para os ciclistas. “O ciclista, assim como o motorista, não pode invadir a calçada, que é do pedestre”, exemplifica Jordan, lembrando que esse tipo de campanha tem que vir junto com a do incentivo ao uso de bicicletas para que haja harmonia e evite-se acidentes causadores de mutilações e até mortes de ciclistas.

Laurent Troost explicou que as obras para a construção do percurso a ser reservado aos ciclistas estão no pacote de obras de recapeamento de infraestritura lançado pelo prefeito de Manaus, Artur Neto.

Publicidade
Publicidade