Publicidade
Manaus
OLIMPÍADAS na arena

Trânsito e transporte de Manaus serão alterados nos dias de jogos das Olimpíadas

As intervenções viárias serão as mesmas realizadas durante a Copa de 2014. Ou seja, as avenidas que compõem o quadrilátero da Arena da Amazônia, terão o trânsito desviados para vias alternativas. Seis rotas de linhas especiais de ônibus serão criadas para facilitar o acesso dos torcedores e turistas à Arena da Amazônia 25/07/2016 às 18:44
Show 7fc9e5ff f6bb 4f6a bcb6 078c32d2513e
Foto: Clóvis Miranda
Kelly Melo Manaus (AM)

A Prefeitura de Manaus divulgou nesta segunda-feira (25), o plano estratégico que será adotado durante os três jogos das Olimpíadas (4, 7 e 9 de agostos), em Manaus, no entorno da Arena da Amazônia, na Zona Centro-Oeste, e na Ponta Negra, na Zona Oeste, que vai receber o “Live Site”, evento no qual haverá a transmissão dos principais jogos e atividades culturais durante todo o evento olímpico.

No trânsito, as intervenções viárias serão as mesmas realizadas durante a Copa do Mundo de 2014, de acordo com o diretor de controle e gestão do Manaustrans, Antônio Costa Neto. Ou seja, as avenidas que compõem o quadrilátero da Arena da Amazônia, terão o trânsito desviados para vias alternativas. Costa Neto destacou que as interdições vão iniciar a partir das 10h e se estender até as 23h.

A principal preocupação, segundo ele, será nos dias 4 e 9 (quinta e terça-feira respectivamente), por se tratarem de dias normais. “O entorno da Arena da Amazônia será interditado a partir das 10h, de modo que a avenida Djalma Batista vai receber toda a carga da Constantino Nery, e o mesmo vai acontecer com o Mário Ypiranga, que vai receber o desvio da Torquato Tapajós. Por isso, a orientação que damos é que os espectadores sigam para o evento usando o transporte coletivo”, disse. Aproximadamente 265 agentes de transito serão empregados na operação para orientar aos motoristas.

Alterações

No dias de jogos, a delimitação do Perímetro de Restrição da Arena da Amazônia começa as 10h. Assim, a avenida Pedro Teixeira ficará interditada no trecho entre a Djalma Batista  e a avenida Dom Pedro; A rua Lóris Cordovil será interditada entre a avenida Constantino Nery e a rua Vivaldo Lima (até o SPA do Alvorada);  A avenida Constantino Nery será interditada nos dois sentidos, entre as avenidas Darcy Vargas e Desembargador João Machado (a partir das 14h).

A avenida Djalma Batista também ficará interditada nos dois sentidos, no trecho entre a rua Rio Negro até o viaduto Ayrton Senna (a partir das 16h). Na avenida Torquato Tapajós, o acesso será fechado no viaduto de Flores para as avenidas Constantino Nery e Desembargador João Machado (a partir das 14h).

Com o fechamento dessas vias, o fluxo de veículos será desviado da Constantino Nery para a rua Pará e para a Darcy Vargas. O fluxo da Lóris Cordovil será desviado para a avenida Desembargador João Machado. No sentido bairro, o transito que possua a entrada pela Lóris Cordovil será desviado para a avenida Theomário Pinto da Costa e Desdor. João Machado. No sentido centro-bairro, o fluxo será desviado da avenida Torquato Tapajós para a Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife).

Costa Neto informou ainda que os motoristas não poderão estacionar nas vias que dão acesso à Arena. “Nem na Djalma Batista. Por conta disso, a população vai ter que procurar áreas mais externas para estacionar, caso contrário, estarão sujeitas as sanções que o município prevê”, alertou.

Transporte

O transporte público também terá uma atenção especial durante a realização dos jogos olímpicos, em Manaus. De acordo com o diretor de transportes da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Thiago Balbi, seis rotas de linhas especiais serão criadas para facilitar o acesso dos torcedores e turistas à Arena da Amazônia.

O embarque nas linhas especiais poderão ser feitos na avenidas André Araújo (Sefaz), Eduardo Ribeiro, na Ponta Negra, no Aeroporto Eduardo Gomes, no Jorge Teixeira (T4), e no São José (T5), sempre a partir das 15h. A frota empregada nesta operação será de 31 ônibus.  A tarifa será a mesma: R$ 3.

No caso de torcedores com mobilidade reduzida, a SMTU vai disponibilizar, gratuitamente, micro-ônibus adaptados que vão sair da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) até a Arena da Amazônia.

Para quem for assistir aos jogos no “Live Site”, na Ponta Negra, a SMTU vai reforçar as seis  linhas que atendem o local (120, 450 (T3), 542, 126, 641 (T4), e 678 (T4 e T5).

Publicidade
Publicidade